Melhorias para o abastecimento em Morro Canastra - 21/03/2016

A prefeitura de São Vendelino está investindo R$ 50,2 mil na instalação de dois reservatórios e na ligação do poço da localidade de Morro Canastra à rede de abastecimento do município. Os trabalhos começaram na última semana e abrangem a colocação de reservatórios com capacidade para 20 mil litros cada e a colocação de 600 metros de tubulação das caixas d´água até o poço. E dali para a rede da localidade. Segundo a prefeita Marlí Lourdes Oppermann Weissheimer, o funcionamento pleno do novo poço depende agora da instalação da rede trifásica por parte da AES Sul, o que já foi pedido à empresa.

O poço de Morro Canastra foi perfurado no final do ano passado. "Na verdade, completamos o serviço, chegando a 480 metros de profundidade. A primeira tentativa de sua perfuração havia ocorrido há quase 10 anos, quando os trabalhos pararam nos 360 metros. Resolvemos apostar na existência do lençol de água e acertamos", festeja a prefeita. Segundo ela, além dos 120 metros extras na profundidade, o poço teve um aumento de bitola. "A tubulação era de seis polegadas de diâmetro e aumentamos para oito polegadas em toda a extensão."

O incremento no abastecimento de água vai representar um ganho inestimável para a localidade. Isso porque, além do atendimento dos moradores, Morro Canastra tem tido um crescimento grande de demanda devido aos galpões de criação de aves - e há mais três em construção. Até agora, a localidade vinha sendo abastecida por dois poços, um junto ao Centro e outro na localidade de Piedade. Aliás, as duas áreas também serão beneficiadas pelo novo sistema, já que a rede é toda interligada. O sistema de água em São Vendelino é todo mantido pela prefeitura e o município é abastecido por 12 poços.