Município de São Vendelino-RS
Selo Portal Transparente

Conheça a cidade

SÃO VENDELINO/RS - BRASIL

O PEQUENO PARAÍSO


O Município de São Vendelino localiza-se no extremo sul do Brasil, no estado gaúcho do Rio Grande do Sul. Distante da capital do Estado, Porto Alegre, há cerca de 90 km, na região denominada Vale do Rio Caí, sendo situado próximo a Serra Gaúcha.

Fundado em 29 de abril de 1988, possui uma área de 38,75 km², com uma população estimada de 2.160 pessoas, e tem sua população formada predominantemente por imigrantes alemães que com uma farta bagagem cultural, aqui se estabeleceram há aproximadamente 150 anos. É carinhosamente conhecido como "O Pequeno Paraíso" em função de suas belezas naturais e aconchego de sua população.

Apresenta um Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDH-M) de 0,754, o que o situa como de alto desenvolvimento humano, índice motivado principalmente pelo avanço na Educação, renda per capita e longevidade de sua população.

Desta forma é possível afirmar com forte veemência que São Vendelino é um município próspero e com gestão visionária, eis que mesmo sendo muito pequeno diante dos demais municípios do Estado, vem desenvolvendo um trabalho sólido, promissor e voltado à sustentabilidade natural, social e humanística.

Desde a primeira Administração Municipal, sempre se buscou incentivar trabalhos e ações que visassem resgatar e preservar dados históricos relacionados à imigração alemã no Brasil, e em especial, em São Vendelino.

Desde 1990 a administração municipal mantém contatos com a administração e moradores da cidade alemã de Sankt Wendel, no Estado do Saarland, na Alemanha. Com uma longa trajetória de pesquisa e com a comprovação através de informações de real valor sobre a imigração para o Brasil, que comprovam originar-se nossos antepassados da região do Saarland, podemos assegurar que existem profundos laços históricos e culturais que unem estas duas cidades, a começar pelo nome dado ao nosso município, em função da forte devoção que os imigrantes alemães tinham ao São Vendelino e pelo fato de diversos imigrantes terem vindo da região de Sankt Wendel (São Vendelino) / Alemanha. O dia 18 de outubro de 2003 entrou para a história como uma das datas mais importantes da história de São Vendelino. Desde aquele dia, a cidade tornou-se irmã de Sankt Wendel, na Alemanha. A assinatura do documento que reconhece as duas cidades como "cidades irmãs" foi trazido da Alemanha por representantes do Executivo e Legislativo de Sankt Wendel, e assinado pelos prefeitos de ambas as cidades.

Atualmente é a cidade gaúcha que mais atende crianças na Educação Infantil (0 a 5 anos), em turno integral. 


ATIVIDADES ECONÔMICAS EXISTENTES NO MUNICÍPIO

O Pacote Legal, que compõe o fornecimento de mudas, sementes, calcário e fertilizantes a preços subsidiados, bem como um subsídio a inseminação do gado também impulsionam o crescimento da agricultura no município.

O município de São Vendelino vem ao longo dos anos incentivando o trabalho no campo e a permanência do agricultor em suas atividades. Através de programas como o Crédito Legal, do convênio com a EMATER, do talão de produtor rural, da construção de aviários, da melhoria das estradas e acessos às propriedades, a administração municipal auxilia os produtores em várias atividades do setor. 

A criação de aves e suínos e o cultivo de milho para silagem são atividades que colocam o município em destaque no setor agrícola no Estado.

A produção de morangos e uvas e as Agroindústrias incrementam a economia local e rende elogios aos visitantes e turistas.

As indústrias instaladas no município proporcionam uma diversidade de oferta de trabalho à população, fazendo o município crescer no campo e na cidade.

Nos últimos anos São Vendelino apresentou o melhor crescimento econômico dos municípios do Vale do Caí, alcançando 98% de crescimento em quatro anos, e também foi reconhecido no corrente ano, pela Revista Isto É como um dos cinquenta melhores municípios para viver em todo o Brasil, conquistas que só vêm a demonstrar o quanto São Vendelino, município tão pequeno, está crescendo prosperamente, despontando dentre tantos outros devido ao trabalho de seu povo, da qualidade de seus serviços e do compromisso de seus gestores.