Município de São Vendelino-RS
Selo Portal Transparente

Kerbfest

História do Kerbfest

Uma das mais importantes festas do calendário oficial são-vendelinense, a Kerbfest remonta uma tradição dos imigrantes alemães.

Trata-se de uma celebração do padroeiro, que sempre serviu também para reunir familiares e amigos - resquícios de uma época em que a comunicação entre as colônias era precária, o que tornava difícil visitas sem o risco de um desencontro.

Daí a referência do santo de cada paróquia: todos sempre sabiam que todo mundo se reuniria na festa do padroeiro: acomodações eram preparadas para os familiares vindos de longe, a mesa ficava farta e a programação era entre a igreja e o salão comunitário.

Desde 1991, a cada dois anos a Kerbfest reforça e amplia essa tradição, chamando os visitantes a verem as belezas do município e seu potencial econômico. Tudo com um cheirinho de cucas feitas na hora, produtos coloniais, chopp artesanal e outras delícias.

Festejos que são também uma confraternização entre dois continentes, já que ocorrem também na cidade de Sankt Wendel, na Alemanha, de onde vieram os imigrantes que desbravaram nosso município.