Município irá receber repasse da Consulta Popular 2023/2024 - 04/03/2024

Com um repasse de R$ 167.619,05, através da Consulta Popular 2023/2024, o município de São Vendelino poderá fazer investimentos consideráveis no que tange à área do turismo, cabe ao município, ao menos, uma contrapartida de R$ 29.579,83. Além disso, outro fruto positivo da Consulta Popular 2023/2024, será o repasse de R$ 41.904,76 e uma contrapartida mínima de R$ 7.394,96 do município, com isso, será possível empreender em um Centro de Convivência do Idoso.

Cada cidade tem o seu universo peculiar e ninguém tem a obrigação de conhecer a todos. Assim, com o investimento na área turística será possível realizar a aquisição de sinalização urbana e também do interior, com isso, os visitantes, com roteiro planejado ou feito ao acaso, se localizem e rumem para os locais mais populares do município.

Desta maneira, em um contexto de identidade visual, além da implantação de placas de sinalização, onde estarão inclusos os nomes das localidades e municípios limítrofes, será possível encontrar um QR Code, para aqueles habituados ao mundo virtual, abrindo o leque de informações turísticas sobre São Vendelino, o Pequeno Paraíso.

Dentro da contextualização turística, também serão instaladas placas com o nome do município, nos acessos à cidade, sendo receptivas e convidativas para aquele que cruza pelas rodovias RS 122 e RS 446.

No que diz respeito à sinalização, com uma identificação cultural/histórica, haverá um projeto específico que remeta às tradições locais, vindo ao encontro das linhas arquitetônicas tradicionais que remontem ao estilo teuto-brasileiro.

Para a prefeita Marlí Lourdes Oppermann Weissheimer, o certo é que, com as devidas identificações em placas e outros investimentos, o turismo se torne um pouco mais autoexplicativo, fazendo com que os visitantes se sintam parte de um contexto e um mero turista ao acaso.

No que diz respeito aos recursos para o Centro de Convivência do Idoso, não se fala na implantação de um prédio propriamente dito, mas sim a criação de um projeto amplo, com atendimentos aos idosos, com ações ligadas à saúde.

O projeto está a encargo da Secretaria Municipal da Saúde e Assistência Social, visando qualificar, ainda mais, as opções que gerem qualidade de vida a quem está na terceira idade.