Equipe Técnica apresenta projeto de restauro da Casa Canônica - 01/08/2023

Foi realizada, na última quinta-feira, uma importante reunião tratando do restauro da Casa Canônica. Estiveram presentes os profissionais que atuam na área técnica deste tão importante projeto de resgate cultural e histórico.

A prefeita Marlí Weissheimer fez uso da palavra assim como Anderson Christ e a doutora Cristina Seibert Schneider.

O projeto conta com o apoio de empresas que respiram e apoiam cultura: Jarflex, GAR, Tramontina, Betonart, Kappesberg, Madesa, Malharia Anselmi e Cooperativa Santa Clara.

A reunião foi realizada por iniciativa da Associação de Estudantes de São Vendelino, Prefeitura de São Vendelino e equipe técnica responsável pelo projeto.

Muito mais que um monumento histórico, a Casa Canônica é um marco da cultura regional. O espaço servirá para atender as demandas de ensaios dos grupos culturais (Orquestra Municipal de São Vendelino, Grupo Vocal SV, Grupo de Danças Folclóricas Alemãs Sankt Wendel, Coral Municipal), além de um espaço para reuniões e sede da Biblioteca Estevão Wagner. No sótão será instalado o Memorial da Casa do Sapateiro, uma expografia de longa duração que pretende resgatar a memória material e imaterial do sapateiro.

Cabe lembrar que 30% do valor do projeto de Restauro é pago pela Administração Municipal, por conta do IDESE de São Vendelino (0,808) que é bastante elevado.

Na noite foi anunciado ainda o lançamento das obras para o dia 10 de novembro de 2023, este contará com a presença da Secretária de Cultura do Estado, Beatriz Araújo. A obra de restauro é repleta de detalhes, mantendo todas as características originais do prédio e promovendo, além disso, melhorias como acessibilidade.