No Mapa Brasileiro do Turismo, São Vendelino se fortalece - 29/03/2022

Ainda que geograficamente faça parte do vale do Caí, São Vendelino se enquadra na região turística da Uva e Vinho, o que, contudo, não impede de que a cultura teuto seja mantida em terras brasileiras.

Na noite de 28 de março, em Porto Alegre, foi homologado o mapa gaúcho do turismo, estando nele 14 municípios do vale do Caí, 12 deles participando do Vale da Felicidade (Alto Feliz, Barão, Bom Princípio, Feliz, Harmonia, Linha Nova, Maratá, Montenegro, Pareci Novo, Portão, São José do Sul e São Sebastião do Caí), e dois, integrando outras rotas: São José do Hortêncio, que passa a integrar o Vale Germânico e São Vendelino, Uva e Vinho. Uma vez fazendo parte do Mapa Gaúcho do Turismo, também se está no Mapa Brasileiro, já que cada Estado monta o seu mapa turístico.

A notícia é excelente pois os municípios que integram este mapa tem prioridade na busca de recursos junto aos governos estadual e federal.

O turismo, em São Vendelino, integra a secretaria municipal de Gestão, sendo prioridade dos profissionais desta área e, também, da comunidade, tendo sido criado o Conselho Municipal do Turismo, elaborado seu regimento interno, firmado parceria com a Atuaserra em colaboração com o Sicredi, além da construção de um belo Plano de Turismo para o município, que contempla o conjunto de ações que serão abordadas pelos próximos dois anos.

Para a prefeita Marlí Weissheimer, o município é muito grato a todos que se esforçaram para colocar o Pequeno Paraíso no Mapa Estadual do Turismo e, assim, também, no cenário nacional. "O reconhecimento através do Conselho Estadual do Turismo e da Secretaria Estadual do Turismo reforça o nosso compromisso, pois sabemos que não se trata apenas de passeios e viagens, mas sim, de um projeto amplo, preparando São Vendelino e sua estrutura se tornando mais chamativa e atrativa para seus visitantes e, claro, seus moradores", cita a prefeita.

Segundo o secretário de Gestão, Evandro Schneider, também presidente do Conselho Municipal de Turismo, a inclusão no Mapa do Turismo aponta São Vendelino como um destino para os visitantes. O município tem uma vasta gama de atrações, não apenas belezas naturais, mas possibilidades de roteiros históricos, religiosos, culturais, desportivos e gastronômicos.

"A inclusão de São Vendelino no Mapa Brasileiro de Turismo é o nosso despertar para a atração dos milhares de turistas que passam por aqui diariamente, com o olhar voltado às novas oportunidades de desenvolvimento. Desde as ações do Conselho Municipal de Turismo, seus colaboradores e empreendedores, é chegado o momento de apresentar e de oferecer o que temos de melhor aos nossos visitantes. Muitas serão as oportunidades que surgirão neste segmento. Nosso trabalho, a partir de agora, será integrar todas as iniciativas e esforços conjuntos para bem acolher e atender no Pequeno Paraíso" salienta o secretário de Gestão, Evandro Schneider, vibrando com a inclusão em cenário nacional.

São Vendelino é pequeno, mas turisticamente, as possibilidades são imensas.