Arte de fazer cachaça ganha espaço no Pequeno Paraíso - 31/05/2022
Crédito: Alex Steffen/Assessoria de Comunicação

Próximo ao acesso principal ao centro da cidade de São Vendelino, ainda nos primeiros metros da RS 446, uma construção e um letreiro chamam atenção: Espírito do Brazil.

Ops, Brazil, com Z?

Sim, e a explicação vem logo logo. Aguardem um pouco mais...

Dentro do pavilhão um aroma frutado é presente. O ambiente de limpeza irretocável é convidativo desde a chegada da cana até a expedição.

A produção de cachaça é, segundo Kaléu Mandelli, "uma arte". E quando se acompanha o passo a passo da produção, com todo o cuidado existente, compreende-se muito bem do que ele fala. Moagem, decantação, fermentação e até o tempo de descanso da cachaça é rigorosamente seguido de modo que se obtenha um produto final de excelência. E quando se percebe o sentimento de Róbinson Mandelli, pai de Kaléu, fica bastante evidente o porquê. Segundo ele, que é técnico em agropecuária e mestre alambiqueiro "a nossa brasileiríssima Cachaça de Alambique, é merecedora de todo respeito e carinho".

É claro, nem todos poderão ir até empresa para conhecer o processo de produção, mas todos que assim o quiserem poderão conhecer as cachaças puras ou em drink's. A compra das "Espírito do Brazil" poderá ser feita no comércio de São Vendelino, inclusive nas fruteiras que são ponto de referência, e, também, através do site https://www.espiritodobrazil.com.br/.

Ah! Bem, ficamos devendo uma explicação a origem do nome da cachaça não está ligada apenas ao Brazil com Z. A redação da nossa terra pátria na Europa e nos Estados Unidos é feita com Z, assim, tendo em vista a exportação dos produtos e a associação deles ao nosso Brasil a opção foi redigir a palavra com a última letra do alfabeto. Mas, a nomenclatura tem muito mais inclusa em suas letras. O Espírito pode remeter ao sentimento e a introspecção que se tem ao provar de uma bebida tipicamente nossa. Remete também à expressão Spirit (que do inglês remonta à Bebida Destilada). Também a logomarca da empresa tem suas nuances, com um número 8 aparente, sendo a fusão de letras M e B, com referência às famílias, além do significado de infinito.

Dentre os produtos apresentados, alguns segredinhos ficaram guardados. Podemos dizer que além da Cachaça Prata, da Cachaça Prata Especial Jequitibá-Rosa, vem muito mais pela frente. Aguardemos os próximos meses, pois novidades surgirão.

"Estamos aqui visitando a empresa e percebendo que é possível evoluir em conjunto. Como municípios incentivamos os empreendimentos que, em contrapartida, dão visibilidade ao nosso Pequeno Paraíso", destaca a prefeita Marlí Weissheimer que foi ao lado, junto com a vice-prefeita Margarete, brindando à vida e ao sucesso do empreendimento.

O sentimento que se tem ao sair da Espírito do Brazil é dúbio, afinal, a vontade é de conhecer mais, assim como é de provar a cachaça artesanal que vai ganhar o mundo dentro em breve. Um brinde ao futuro!