Vale Suíço muda de cor e de realidade com asfaltamento - 25/03/2021

Máquinas pesadas rodam pela pista de rodagem da Estrada do Vale Suíço desde o final de janeiro até agora, e na manhã desta quinta, 25 de março, o cheiro do betume sendo aplicado revela que um antigo sonho foi realizado: tem mais asfalto no Vale!

Obra projetada para iniciar ainda em 2020, postergada pela falta de materiais em função da pandemia, teve seu início após o período de férias do final do ano, inclusive com a duplicação da ponte e a canalização das águas do arroio, beneficiando a um grande número de moradores e a centenas de usuários da via. A pavimentação de 575 metros lineares iniciou no Ginásio de Esportes da localidade, em direção ao entroncamento da Linha Chico Pedro e ao acesso ao município de Barão. Além das obras de pavimentação e de alargamento da ponte, foram feitas também construções de muros para a contenção da estrada garantindo maior durabilidade e qualidade da mesma via.

O valor total da obra foi de R$ 438.820,17, paga com recursos próprios da prefeitura. Inicialmente seriam destinados R$ 250 mil federais para essa obra, mas como o valor não seria o bastante, o mesmo foi direcionado para outra pavimentação, que será realizada na Linha Becker.

Fruto da continuidade de gestão, sendo licitada no mandato anterior e agora sendo pavimentada pela prefeita Marlí Lourdes Oppermann Weissheimer, a obra do Vale Suíço revela a preocupação com os recursos públicos e a melhor utilização deles. As obras de pavimentação asfáltica são uma tônica em São Vendelino nos últimos anos, mudando as pistas de rodagem no Morro Canastra, Linha Santa Clara, Piedade, Morro Carrard, Bairro Primavera, Linha Griebler, Linha Neis, Centro e agora Vale Suíço. Além disso tudo, ainda estão licitadas mais obras de pavimentação no centro da cidade, e haverão de iniciar nos próximos dias as obras de asfaltamentos na sede e bairros próximos, como a Rua Pedro Kirch (80 metros), próxima ao CTG, a estrada Santa Clara (250 metros), e a extensão da Rua Holanda (30 metros), no Recanto do Paraíso.

De acordo com a prefeita Marlí Weissheimer, ainda que em período seja de exceção com os olhos voltados para a saúde da população, os demais setores e o planejamento futuro não podem parar. "Gradualmente vamos executando nossos projetos atendendo saúde, educação, agricultura e infraestrutura. Os avanços devem ser planejados e contínuos, dando continuidade ao que é bom para todos", frisa a prefeita, lembrando que os projetos iniciados no mandato anterior estão sendo realizados, assim como há novos projetos em andamento, elevando cada vez mais a qualidade de vida em São Vendelino.