São Vendelino quer comprar vacinas e atua em duas frentes - 08/03/2021

O município de São Vendelino aderiu, nesta semana, ao Consórcio de Municípios para a compra de doses de vacinas para imunização da população local. O trabalho conjunto das prefeituras é liderado pela Frente Nacional dos Municípios, buscando aquisição de vacinas para suprir a falta das mesmas, já que é possível que os imunizantes enviados pelo governo federal não sejam o suficientes para toda a população ou que, ainda, irão demorar chegar aos municípios.

A prefeita Marlí Lourdes Oppermann Weissheimer encaminhou também projeto de lei para a Câmara de Vereadores - que será votado hoje - para que tenha respaldo legal para a compra de vacinas de maneira direta, sem o intermédio do consórcio.

"Buscamos por soluções em todas as frentes possíveis. Hoje não há vacinas disponíveis no mercado, mas quando abrir a comercialização das mesmas estaremos aptos para a compra", destacou a prefeita.

A aquisição de vacinas por Estados e Municípios vem passando por alguns entraves na esfera federal, mas deverá ser confirmada esta possibilidade, já que o senado aprovou a mesma, havendo respaldo ainda do STF que autorizou que Estados e Municípios comprem e distribuam vacinas contra a Covid-19 caso o governo federal não cumpra as metas do Plano Nacional de Imunização.

Não se tem prazos para a chegada de vacinas e nem quantidades que poderão ser compradas, mas o município se prontifica para tal, na certeza de que estará cuidando da sua população da melhor maneira possível.

"O quadro que vemos hoje é mais do que preocupante. Temos que unir todas as forças no combate ao vírus. Temos a convicção de que os vereadores pactuam conosco e irão aprovar o projeto de lei nesta segunda, dia 8. Da mesma forma temos a esperança de que consigamos comprar vacinas, acelerando o cronograma de vacinação. Precisamos estar sempre vigilantes fazendo o melhor pelo povo de São Vendelino", frisou a prefeita.