Prefeita pede apoio da Secretaria de Obras do Estado por situação de emergência - 21/02/2021

O município de São Vendelino decretou emergência quando da chuvarada que arrasou parte da comunidade do Morro Carrard e da estrada que liga a localidade com a RS 122. Assim, buscando apoio no Governo do Estado, a prefeita Marlí Lourdes Oppermann Weissheimer participou de reunião com o Secretário de Obras e Habitação gaúcho, José Stédile.

"Na Secretaria de Obras reafirmamos a execução de dois poços artesianos e em função da enxurrada solicitamos máquinas para ajudar a desafogar todos os serviços pendentes", citou a prefeita Marlí.

A prefeita acompanhada do servidor José Jair Jahn foi à Secretaria de Articulação onde deixou um dossiê referente a enxurrada contendo decreto de emergência, laudo da engenharia e fotos.

Considerando que o município tem um crédito elevado para receber referente aos anos de 2014 a 2018 R$ 317 mil da Secretaria da Saúde do Estado, a prefeita foi ver de perto a negociação de bens imóveis do Estado. "Nos certificamos que bens existem no município e também foi passado o site para pesquisar bens imóveis em outras cidades para efetuarmos a troca. Esses bens podem ser leiloados depois e transformados nesses recursos não transferidos", mencionou a prefeita Marlí buscando por alternativas para reaver o valor que deveria ter sido pago.

Na Secretaria da Agricultura a prefeita e o servidor foram recebidos pelo assessor especial Erli Teixeira e assessor de Gabinete João Schuch. Depois o secretário da Agricultura Covatti Filho também se fez presente das conversas, apresentando o projeto em apoio da agricultura aos municípios do Estado, dentre os quais, São Vendelino. "Pedimos informações sobre o Susaf (que o município vai aderir), poços, programa de apoio a permanência do jovem no campo e programas de políticas agrícolas e desenvolvimento rural", mencionou a prefeita.

Com a boa relação que tem com o Deputado Dirceu Franciscon, a prefeita foi ao seu gabinete, sendo recebida pelos assessores Carolina e Luciano Oliveira. "Deixamos pedidos importantes de captação de recursos e emendas para o município", citou Marlí, lembrando que o Deputado Estadual trabalhou em Brasília e tem fácil trânsito na capital federal.