Convênio para fazer cisternas é apresentado ao município - 16/02/2021

Fruto da Consulta Popular de 2020, quando a abertura de cisternas no município obteve 70 votos, os recursos do Governo do Estado devem chegar a São Vendelino na ordem de R$ 68 mil (haverá ainda contrapartida de R$ 5 mil da prefeitura). Mas, para tal, há uma série de requisitos a serem preenchidos por parte do município.

De acordo com a prefeita Marlí Lourdes Oppermann Weissheimer, a documentação legal que cabe ao município está sendo preenchida e encaminhada ao Estado.

Segundo o secretário da Agricultura, Sidnei Schaefer, os produtores interessados em ter na sua propriedade cisternas de 20 mil litros devem se inscrever na Secretaria da Agricultura até quinta-feira. Devem trazer talão de produtor, CPF, RG, fotos da propriedade (do local da instalação), cópia de documentação da terra e a esses será juntada a inscrição feita na secretaria. "O município fica responsável por questões técnicas e projetos para que seja possível instalar as cisternas", mencionou o secretário da agricultura Sidnei Schaefer lembrando ainda que os produtores que forem beneficiados assinarão um termo de compromisso com o município.

O secretário da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural do Rio Grande do Sul, Covatti Filho, destacou que o planejamento vai além de mitigar os efeitos de uma das mais severas e longas estiagens dos últimos anos. "Nosso trabalho, com o apoio dos deputados, de entidades e prefeituras, vem sendo feito com o objetivo de prevenir que futuras secas tragam prejuízos enormes para o agronegócio, que é a principal base da economia do Estado e que, portanto, acaba afetando todos os gaúchos, não só os que trabalham no campo", acrescentou.

Os municípios do vale do Caí beneficiados são: Maratá (311 votos na Consulta Popular), Salvador do Sul (215), São Vendelino (70), São José do Hortêncio (65) e São Pedro da Serra (44).

A implantação de cisternas tem relação direta com o abastecimento de água, não com criação de peixes ou outras finalidades. "Não há como ter uma agricultura forte sem ter água, assim, as cisternas que serão instaladas dão garantia de reserva técnica para períodos de estiagem", finalizou o secretário.