Laudo aponta transbordo de arroio no Morro Carrard - 10/02/2021

Depois do ocorrido na noite de 2 de fevereiro, com a chuva torrencial sobre a comunidade do Morro Carrard totalizando 115 milímetros em uma hora (a média do mês de fevereiro inteiro é de 106) era hora de fazer levantamento de estragos e origem do problema.

O engenheiro Robert Rauber, que atua no município de São Vendelino, foi ao local e constatou que houve transbordamento do arroio no Morro Carrard, fazendo com que pedras e galhos descessem em direção à rua, gerando entupimento de galerias e assim os danos posteriores no declive em direção da RS 122. Mais de 150 metros da estrada recém-pavimentada foi seriamente afetada, inclusive com ruptura do asfalto. "Os estragos foram muito grandes e agora esperamos um laudo da empresa Coesul do que foi avariado e como iremos proceder", destacou a prefeita Marlí Lourdes Oppermann Weissheimer, dizendo que já houve uma reunião com representantes da empresa.

"O que é certo que iremos fazer alteração da travessia das águas na estrada, cerca de 200 metros acima de onde se tem o asfalto, retirando os canos antigos e instalando galerias bem maiores", citou a prefeita, dizendo que estas obras serão custeadas pelo município de São Vendelino.

Outra medida que está sendo tomada, por conta da interdição da via, é a melhoria na estrada alternativa, que liga Morro Carrard com a Linha Floriano Peixoto (Trapstall). Estrada que tradicionalmente é mantida em conjunto com a prefeitura de Bom Princípio.

No que tange à obra de asfalto em si, ela não estava totalmente concluída, faltando ainda a instalação de guard-rails. A Coesul, responsável pela execução da obra, deverá apresentar um laudo à prefeitura de São Vendelino dentro em breve, de modo que a rua seja refeita.

"Estamos todos assustados com a força da natureza e com os prejuízos existentes, mas, ao menos, aliviados que nenhuma vida foi tirada", destacou a prefeita lembrando que gradualmente os problemas serão resolvidos juntamente com o município de Bom Princípio que participou do custeio desta obra.