Município aguarda por mais vacinas da Covid-19 - 10/02/2021

Tendo em vista o baixo número de vacinas recebidas até o momento, o município de São Vendelino, assim como todos no país aguarda pela vinda de mais doses para as próximas semanas, dando prioridade para as pessoas de idade mais avançada.

De acordo com mídia publicada no Jornal NH, São Vendelino obteve destaque e conseguiu até vacinar mais de 10 pessoas por dose. Segundo Nota Técnica da Secretaria Estadual da Saúde (número 04/2021) há variação para mais em alguns frascos de vacinas, assim, se ministradas exatamente como orienta a norma, pode acontecer de serem vacinadas mais pessoas do que as 10, que é o número mínimo. Tudo varia de acordo com cada frasco, a sua manipulação e a aplicação das vacinas em si.

De acordo com a prefeita Marlí Weissheimer uma outra questão ligada às doses é que quando um frasco para 10 (ou mais vacinas) é aberto, ele tem um curto prazo para ser utilizado, evitando perdas. "Pedimos que, em remessas futuras, se possível, tenhamos doses individuais, afinal, São Vendelino é pequeno e reunir 10 pessoas para serem vacinadas em curto período de tempo é um complicador. Estamos fazendo o melhor possível e até conseguimos vacinar mais do que era o número proposto inicialmente. Nossa equipe está de parabéns todavia queremos e precisamos mais vacinas para que tenhamos condições de imunizar ao menos, os grupos prioritários", frisou a prefeita ao final.