Prefeita acompanha primeira sessão legislativa de 2021 - 09/02/2021

Na noite de segunda, 8 de fevereiro, a prefeita Marlí Lourdes Oppermann Weissheimer acompanhou a primeira sessão ordinária do legislativo. Na mesma houve prestação de contas do terceiro quadrimestre de 2020, sendo realizada pela secretária da saúde, Martina Seibert, e pelo responsável pela secretaria da Fazenda, Julio Bernardi.

Como a Câmara de Vereadores de São Vendelino estava de recesso em janeiro, havendo urgência nas votações, foram apresentados quatro projetos na noite de segunda, sendo, três deles votados e aprovados.

O primeiro projeto de lei do ano, que foi aprovado pela casa legislativa, visa a contratação de profissionais de maneira emergencial, que está prevista na Lei Orgânica Municipal, indo de encontro às necessidades que surgem no decorrer do período. A contratação de profissionais é uma adequação às necessidades que surgiram em tempos de pandemia.

O poder executivo apresentou ainda outros três projetos aos vereadores. O Projeto de Lei n° 002/2021 autoriza firmar parceria através de Termo de Colaboração com a Associação de Bombeiros Voluntários de São Vendelino. É sabida a importância do Corpo de Bombeiros em São Vendelino e também o histórico recente da relação dele com o município, tendo a própria associação passado por reformulação. Assim, a parceria com a entidade é fundamental para o bom funcionamento da corporação e também do atendimento ao sistema de saúde local. Assim como era esperado os vereadores aprovaram o projeto, afinal, historicamente os bombeiros são motivo de orgulho para São Vendelino.

O Projeto de Lei 003/2021 também foi aprovado por todos. Ele dispõe sobre a atualização monetária de tributos para o exercício 2021, altera previsão em vista da excepcionalidade do período. O indexador que havia anteriormente era o IGP-M (Índice Geral de Preços), que teve um acréscimo muito alto neste ano. Assim, tendo em vista que os munícipes não paguem um valor tão elevado poderá ser usado o IPCA, que tem um percentual bem menor (dentro dos índices da inflação).

Apenas o quarto projeto da noite ficou em tramitação na casa. O mesmo trata da conservação e limpeza de terrenos particulares no município de São Vendelino. De acordo com o projeto de lei, as pessoas que tenham terrenos nas áreas urbanizadas no município devem manter os mesmos limpos, visando a organização da cidade em si e evitando problemas de saúde pública. "Assim como o outro, o projeto é de grande importância e é aguardado por nossa comunidade, afinal, todos queremos uma cidade limpa e ordeira", mencionou a prefeita.

A boa relação entre os poderes, mesmo que sejam independentes, é fundamental para o desenvolvimento de São Vendelino, estando o município em primeiro lugar.

Foto: Camila Fritzen