Nota de esclarecimento da Prefeitura Municipal de São Vendelino - 03/02/2021

Depois de uma forte tormenta na noite de 2 de fevereiro de 2021 vimos muitos danos em propriedades privadas e também em vias públicas na localidade de Piedade, que faz divisa entre São Vendelino e Bom Princípio.

No final do ano passado, juntamente com o município de Bom Princípio, conseguimos pavimentar a estrada que liga a RS 122 ao acesso do Morro Carrard. Foi a realização de um sonho, mas quis o destino que uma enxurrada na noite de ontem trouxesse sérios danos. Ainda bem que não tivemos vítimas e que as vidas, todas, foram mantidas. Nos sensibilizamos com todos que tiveram perdas por conta do fenômeno da natureza.

Juntamente com o município de Bom Princípio iremos nos reunir e avaliar as questões técnicas do projeto e a relação com o ocorrido. Agora é hora de fazer uma avaliação criteriosa das causas e das consequências, buscando solucionar o problema para que a vida volte à normalidade nesta comunidade. Com uma precipitação pluviométrica de 115 ml de chuva em uma hora (quando a média histórica do mês de fevereiro é de 106 ml) os danos podem ser explicados, todavia faremos um estudo aprofundado do caso.

Tão logo, tenhamos esses conhecimentos estaremos juntos com o Município de Bom Princípio para reparar os danos a fim de que possamos evitar novos deslizamentos como o ocorrido em 02 de fevereiro de 2021.

Reafirmamos que nós estamos solidários à comunidade e reforçamos a nossa gratidão aos voluntários, aos bombeiros e aos servidores públicos que, em meio à forte chuva, trabalharam para que todas as vidas fossem preservadas e protegidas.

Juntos buscaremos por soluções!

Administração Municipal de São Vendelino

3 de fevereiro de 2021