NOVO DECRETO MANTÉM AULAS SUSPENSAS E USO DE MÁSCARAS EM SÃO VENDELINO - 01/05/2020

Indo ao encontro do novo decreto do Governador do Estado, o Municipío de São Vendelino definiu nesta sexta novo decreto fazendo frente à pandemia do Covid-19.

Além da prorrogação do decreto municipal anterior, mantendo as exigências de higiene e distanciamento social em vigor, a definição desta semana torna obrigatório o uso de máscaras sempre que se sair de casa. "É uma medida preventiva para minimizar as possibilidades de propagação do vírus e manter a prevenção ativa durante o próximo mês. Dentro das casas, no convívio familiar, a máscara não é necessária, mas em meio ao público é fundamental para que possamos nos proteger e prevenir, principalmente ao próximo", frisa o prefeito Evandro Schneider, indicando o uso de máscaras para ir ao comércio, posto de saúde e também em demais locais públicos de contato. O uso de máscaras é uma ação que vem ocorrendo em todo o mundo desde o início da pandemia e os países onde a prevenção foi feita de maneira mais adequada sofreram os menores impactos do Covid-19.

Quanto ao funcionamento do comércio, indústria e serviços, se mantém as recomendações de cuidados e higiene anteriormente definidas, devendo os estabelecimentos zelar pelo cumprimento das orientações aos colaboradores e clientes.

No que diz respeito às escolas, por enquanto não haverá aulas presenciais. "O material seguirá sendo encaminhado pelos professores aos alunos para que possam estudar, através de atividades, neste período que estão em casa. Ainda que em uma situação diferente da habitual, sempre é possível aprender", citou a secretária de Gestão, Marlí Lourdes Oppermann Weissheimer, que também está à frente da pasta de educação.

A normalização das atividades como eventos públicos e privados, com aglomeração de pessoas, ainda depende do enfraquecimento da pandemia, assim, é fundamental que cada pessoa cuide de si e de sua família. "Se olharmos para o Brasil e para o mundo, a situação de São Vendelino é boa, mas é possível redobrar os cuidados e fazer com que a doença não se propague em nosso município e na região. Façamos a nossa parte nesta ação que é conjunta", citou o prefeito ao final.

Qualquer pessoa que apresentar os sintomas do Covid-19 deve se manifestar ao órgão municipal de saúde para isolamento e orientações.

O posto de saúde está com atendimento normal, devendo os pacientes com alguma necessidade marcar horário para atendimento junto aos profissionais da área.

Ainda de acordo com o decreto do governador, os municípios estão sendo divididos por regiões, cujas avaliações de propagação do vírus servirão periodicamente para as próximas medidas e orientações necessárias.