Feira da Saúde foi show - 25/04/2016

A Feira da Saúde, que integra a programação da Stadtfest, superou as expectativas e, usando as palavras do secretário Municipal da Saúde e Assistência Social, Lírio Inácio de Souza, "foi show".  Na sua avaliação, o comprometimento de toda a equipe da Saúde, bem como dos prestadores de serviços, possibilitou o bom resultado. Uma manhã em que saúde do corpo e autoestima caminharam unidas. Se de um lado, oftalmologistas e fonoaudiólogas avaliavam possíveis problemas nos olhos e na audição, de outro, profissionais do Instituto Embelleze de Montenegro proporcionaram cortes de cabelo para homens, mulheres e crianças, fizeram sobrancelhas e pequenas massagens. "Na minha impressão, temos uma feira que foi um sucesso", reforça o secretário.

Entre os pontos altos, estavam os 70 exames PSA - oferecidos à comunidade a partir de convênio com a Unimed - e 45 mamografias a serem realizadas nos dias 7, 14 e 21 de maio. Para esse exame, a Secretaria da Saúde e Assistência Social levará as mulheres contempladas a Porto Alegre. A ideia é eliminar a lista de espera. Ao fazer o sorteio para definir a data do exame das mulheres, a prefeita Marlí Lourdes Oppermann Weissheimer ressaltou que o Município tem direito, pelo SUS, a apenas quatro mamografias por mês. Assim, a espera fica muito longa. "Para quem está doente, dois ou três meses fazem muita diferença", observou a prefeita ao justificar a compra do exame pela Prefeitura. Do sorteio, participaram ainda, o secretário Lírio e o servidor Antônio Ovaldir da Silva. Lírio aproveitou a ocasião para anunciar a assinatura de convênio hospitalar com Caxias do Sul. Agora, a comunidade de São Vendelino conta com assistência hospitalar em Bom Princípio, Farroupilha e Caxias do Sul.

Ao oftalmologista Nicholas Zucchetto coube 20 pacientes e à fonoaudióloga Maristela Martini, nove, que fizeram o exame de audiometria. As suspeitas de perdas de audição foram encaminhadas ao otorrinolaringologista para um exame mais detalhado. Ainda no rol dos exames, foram realizados 72 hemoglicoteste (teste de glicose) e 80 verificações de pressão arterial, pela equipe da Saúde, sob a coordenação da enfermeira chefe da Unidade Básica da Saúde (UBS), Alecsandra Angst.

Ainda falando de saúde, o espaço de quiropraxia, atendimento oferecido pela Clínica Reichert, foi bastante concorrido. Os profissionais Rogério Ramon Reichert (quiropraxista especializado em biomecânica) e Marina Reichert (quiropraxista especializada em bandagem funcional) não contaram o número de atendimentos, mas a movimentação foi grande no estande. A Academia Cia. do Corpo, de Raul Trindade e Bianca Drehmer, também chamou a atenção com a plataforma vibratória.

A  nutricionista Maria Inês Stockmanns Henz, a psicóloga Cristiane Angst e a fonoaudióloga Miriam Backes Kerber montaram um estande conjunto aproveitando para comemorar o Dia Mundial da Voz. Assim, a decoração ficou por conta de kits com água mineral, para hidratar e maçã, que funciona como adstringente, além das suas propriedade nutricionais, conforme ressaltou Maria Inês.

Vale lembrar de nunca esquecer de escovar os dentes depois das refeições. Orientações sobre a higiene bucal ficou a cargo da odontóloga Lauren Majolo. E o mosquito que transmite dengue, zika vírus e febre chikungunya não foi esquecido. Como impedir a proliferação do transmissor e evitar a doença foram as temáticas abordadas no estande da Vigilância Sanitária. O responsável pelo Programa Nacional de Controle da Dengue (PNCD) em São Vendelino, Guilherme Rossini, aproveitou para distribuir panfletos sobre como eliminar focos do Aedes aegypti.

Para acessar a galeria de fotos da Feira da Saúde,clique AQUI

Xarope Caramelado uma receita para ser feita em casa

Quem foi à Feira da Saúde voltou para casa com a receita do Xarope Caramelado no bolso, e os primeiros 72, com um vidro do preparado à base de seis tipos de plantas medicinais e açúcar, por isso contraindicado para diabéticos. De acordo com a responsável pelo Escritório da Emater em São Vendelino, Márcia Ruff, todos os anos a unidade prepara o xarope com a ajuda das agentes de saúde e o disponibiliza para a comunidade, com a indicação da dose para crianças e adultos. Para aqueles que desejam preparar a receita, podem encomendar mudas das plantas, assim como outros chás e temperos, até 5 de maio, pelo telefone 3639-1011.

Os cuidados com o destino das embalagens de agrotóxicos também mereceu destaque no estande do escritório local da Emater. Márcia demonstrou, utilizando garrafas pet, como deve ser feita a lavagem dos frascos e sua inutilização. Após verter todo o conteúdo no pulverizador para o preparo da calda de veneno a ser aplicada na lavoura, o recipiente deve ser lavado por três vezes, colocando-se 1 quarto de água do volume total, sacudir e despejar no pulverizador. Após, furar a embalagem e colocar dentro de um saco plástico bem fechado. Já as embalagens de agrotóxicos em pó devem ser colocadas em outro saco plástico, com o número de unidade escrito. A coleta das embalagens será feita dia 18 de maio.

Imagens da participação da unidade Emater São Vendelino, clique AQUI

Beleza é fundamental

O espaço do Instituto Embelleze de Montenegro, localizado  no palco da Rua Coberta, esteve concorrido durante toda a manhã. O fluxo contínuo de cortes de cabelos de homens, mulheres e crianças, retirada de sobrancelhas, algumas até ganhando novo contorno, e massagens rápidas, nem por isso menos satisfatórias, mostraram o sucesso da iniciativa de Letícia Ribeiro e Márcia Lottermann de levarem à Feira de Saúde seus conhecimentos. Enquanto a sobrancelha era feita, uma das mulheres que aproveitava para dar um retoque no olhar expressou seu contentamento com o serviço. "Só ouvir coisas boas já levanta a autoestima", confessou.

Confira as fotos AQUI