SÃO VENDELINO É DESTAQUE COMO A MELHOR GESTÃO DO VALE DO CAÍ E A SEGUNDA MELHOR DO RS - 27/08/2019

Nesta segunda-feira São Vendelino foi considerado o melhor município em Gestão no Vale do Caí, com a divulgação dos resultados do CFA (Conselho Federal de Administração) de Governança Municipal. E mais, o Pequeno Paraíso é o 2º melhor do Estado e ocupa a 11ª colocação em gestão no Brasil.

"Da mesma forma que investimos de maneira equilibrada em todas as áreas, nos preocupamos em aplicar os recursos de forma eficiente, atendendo a Lei de Responsabilidade Fiscal e buscando resultados naquilo que realizamos. Toda a equipe de servidores está de parabéns. Este é um prêmio à população de São Vendelino que confia no nosso trabalho sério e focado no bem comum, fruto de atuação conjunta em todos os setores da administração pública municipal", destacou o prefeito Evandro Schneider.
O Índice CFA de Governança Municipal - IGM-CFA foi lançado em novembro de 2016 pelo Conselho Federal de Administração, que contou com auxílio técnico do Instituto Publix para o Desenvolvimento da Gestão Pública. Em 2017, os dados foram atualizados. Durante os anos de 2017 e 2018, o CFA promoveu várias apresentações do IGM em todo o país, em audiências públicas, eventos voltados para a gestão pública, e apresentações para segmentos específicos organizados pelos Conselhos Regionais de Administração (CRAs).
O IGM-CFA consiste em uma avaliação da governança pública nos municípios brasileiros a partir de três dimensões: Finanças, Gestão e Desempenho. Foi elaborado a partir de dados secundários e considera áreas como saúde, educação, gestão fiscal, habitação, recursos humanos, transparência, violência dentre outras. O trabalho divulgado é bastante amplo, com detalhes sobre os setores e subsetores.
O prefeito de São Vendelino, Evandro Schneider, ao saber da novidade, comemorou a evolução, afinal o município está em destaque contínuo. Tendo 2017 como ano base, a nota obtida foi de 7,65 e, agora, foi de 8,31, chegando a esta posição. "Conquistamos esse resultado com muito esforço, sempre zelando pela qualidade de vida em nosso Pequeno Paraíso. Cobramos diariamente de todos foco, empenho e dedicação permanente nas suas atividades. E agora temos o reconhecimento deste trabalho. E vamos redobrar esforços e comprometimento em uma gestão enxuta e séria, que é marca em nossa cidade há vários anos", ponderou ao final o prefeito municipal, lembrando que todos os esforços feitos têm em vista trazer aos moradores melhores condições de vida. "Estar em primeiro na região, segundo no Estado e 11º no Brasil nos enche de orgulho e motivação para trabalhar cada dia mais e melhor para que São Vendelino continue no caminho do crescimento, com saúde, educação, melhorias constantes e gestão moderna, transparente e em conformidade com os princípios da administração pública", pontuou de maneira definitiva o prefeito.
Além de São Vendelino, também a cidade mãe, Bom Princípio, obteve destaque, sendo a segunda colocada na região e a quarta no Rio Grande do Sul.