ATENDIMENTO DOS BOMBEIROS SEGUE INALTERADO E EFICAZ - 21/08/2019

ATENDIMENTO DOS BOMBEIROS SEGUE INALTERADO E EFICAZ

Depois da intervenção na Corporação do Corpo de Bombeiros de São Vendelino, feita na última quinta-feira, dia 15 de agosto, pelo prefeito municipal Evandro Luis Schneider, os atendimentos passaram a ser realizados por voluntários.
Na quarta-feira, dia 14, pouco antes do meio dia, o comando da corporação procurou a municipalidade informando que não mais atenderia ocorrências com quadro efetivo, a partir da manhã seguinte, indo, também, à mídia escrita e falada regional fazendo o mesmo comunicado, não aguardando, sequer, um parecer do órgão executivo municipal.
Na manhã de quinta, pouco antes da intervenção, a então vice-presidente da corporação, Morgana Colassiol, foi à mídia local e anunciou que não haveria mais atendimento de urgências e emergências pelos bombeiros, por conta do não convênio com a EGR, e o consequente atraso no pagamento do salário dos bombeiros em questão.
A municipalidade, através de decreto do prefeito, às 8h da manhã do dia 15, passou a ter a gestão da corporação, mas antes mesmo, estava a postos, para atender alguma emergência que houvesse, não havendo um minuto sequer sem plantão.
Desta maneira, os bombeiros passaram a ser responsabilidade do município, sendo nomeado como interventor Paulo José Schaefer. Este, que foi presidente da corporação em outros momentos da história, com o apoio da municipalidade, tratou de chamar os voluntários, das antigas, e também os servidores municipais que tenham habilitação para dirigir ambulância e outros veículos. E tudo continuou dentro da normalidade, inclusive com disponibilidade de atendimentos nas ERS 122 e 446.
"Temos, em São Vendelino, pessoas comprometidas com a comunidade e assim, somos muito gratos a elas, afinal é possível partilhar dos conhecimentos, de maneira voluntária, para atuar em favor da saúde e segurança local", citou Evandro Schneider. Lembrou ele, também, que foram realizados repasses por parte da prefeitura para a Associação de Bombeiros, totalizando R$ 90 mil, para investimentos em equipamentos, como na reforma do caminhão, mas os mesmos deixaram de ser realizados em sua integralidade.
Além dos bombeiros voluntários de São Vendelino, que foram treinados no decorrer dos anos, alguns dos que atuavam na corporação optaram por continuar, ainda que voluntariamente. Fica evidente que o sentido do voluntariado toma conta daqueles que atuam nessa causa, assim como ocorre na cidade irmã, de Sankt Wendel. E inspirados na Alemanha, que tem como orgulho de cada cidade o seu corpo de bombeiros, é que os são-vendelinenses atuam focados no município e suas necessidades.
No decorrer desta semana, foram realizados oito atendimentos, inclusive nas rodovias, ficando comprovada a eficácia e o comprometimento dos voluntários que abraçaram a causa. "Tudo, na medida do possível, segue a sua normalidade. Estamos atendendo as ocorrências, mas lamentamos que há trotes, à noite, pelo telefone. O trabalho é sério e voluntário", pontuou Paulo José Schaefer. Dos atendimentos realizados, ainda que não haja o convênio com a EGR, os bombeiros fizeram quatro ações nas rodovias, mostrando o seu compromisso social como corporação.
O prefeito Evandro Schneider, no começo da semana, foi à Câmara de Vereadores, dialogando também com os edis a respeito da situação ocorrida nos bombeiros, e estes, de pronto, atenderam ao clamor. A Câmara recebeu também, do executivo, um comunicado oficial da situação.

DESFIBRILADOR DO MUNICÍPIO É RECUPERADO DEPOIS DE ANOS

Eis que a história comprova o caráter das pessoas. No começo do mês de agosto, mesmo estando longe do Brasil, em férias, o prefeito de São Vendelino, Evandro Schneider foi notificado pelo diretor da empresa Bravos Treinamentos (Fabrício Facchini) de que um homem estava em sua empresa para vender um desfibrilador. E o tal equipamento usado para casos emergenciais ligados a pacientes cardíacos se assemelhava ao que havia desaparecido e que pertencia ao município de São Vendelino. O setor jurídico da prefeitura, juntamente com o secretário de saúde, Inácio Lírio de Souza, foram verificar o caso de perto. E por precaução foi acionada a polícia, através da Brigada Militar, que reteve o equipamento para averiguação.
Não foi surpresa perceber que o equipamento era o mesmo que foi deixado pela prefeitura de São Vendelino, para conserto, em uma empresa de Caxias do Sul. A falta do equipamento virou denúncia ao Ministério Público no começo de 2017 e o secretário Lírio condenado a fazer o pagamento do mesmo. Agora, com a restituição do mesmo equipamento, fica contraposta a denúncia de que o equipamento havia desaparecido em São Vendelino, e, sob responsabilidade de Souza.
O desfibrilador, em posse da polícia, foi restituído ao município nesta segunda feira. Fato que também cabe ressaltar é que o caso está sob avaliação judicial, devendo ser ouvidos todos os envolvidos, afinal, o equipamento estaria sendo vendido e a sua origem era incerta.