Começa o alargamento da estrada de Morro Canastra e Piedade terá nova ponte - 07/11/2018
Crédito: Castor Becker Júnior

Legenda: Alargamento exige a retirada de uma boa quantidade de rocha junto à via

A semana teve o início das obras de alargamento na estrada que liga a ERS-122 à localidade de Morro Canastra, na parte norte do Município. Os trabalhos começaram na segunda-feira (dia 5) e consistem principalmente na remoção rocha em vários pontos junto ao leito de rodagem. A ação vai melhorar o fluxo e aumentar a segurança para os usuários da via e terá também a aplicação de saibro na estrada.

O prefeito Evandro Schneider esteve no local nessa terça (6) para conferir o andamento da obra, junto com assessor de Planejamento da Prefeitura, Paulo Kirsch. Os trabalhos em Morro Canastra estão a cargo da empresa IVS Terraplanagem, de Carlos Barbosa. A operação ali foi licitada em R$ 72,178,33 e é uma entre três obras beneficiadas pela Consulta Popular do Estado em 2017. O convênio, que teve recursos liberados neste ano, prevê um total de R$ 190.343,00 do Estado, dentro da rubrica Melhorias em Estradas Vicinais. A Prefeitura deve entrar com outros R$ 47.263,07 de recursos próprios, a título de contrapartida.

PONTILHÃO E GALERIA

A segunda obra da lista é a construção de um novo pontilhão de concreto (mais largo) na Estrada Municipal de Piedade cujos trabalhos devem se iniciar nessa quarta (dia 7). O primeiro passo será a Prefeitura preparar o desvio provisório junto à ponte, para a empresa Globe Engenharia e Construções, vencedora da licitação, inicie na próxima semana a obra sem ter que interromper totalmente a via. O investimento na nova estrutura de concreto será de R$ 147.065,85.

Já a terceira obra do convênio será a colocação de uma nova galeria em um arroio que corta a estrada de Linha Santa Clara, em um ponto de curva fechada na via. O objetivo ali é ampliar a travessia já existente e assim alargar a estrada, suavizando a curva - facilitando o tráfego principalmente de ônibus e caminhões. A obra está orçada em R$ 18.329,23 e deve ser licitada pela prefeitura nas próximas semanas.