Outubro Rosa teve encontro no Vale Suiço - 26/10/2018
Crédito: Camila Tempass

A Secretaria de Saúde e Assistência Social promoveu nesta quinta-feira (25) um encontro alusivo ao Outubro Rosa, mês de combate ao câncer de mama e de colo do útero. A programação ocorreu no ginásio da comunidade do Vale Suíço e começou pela manhã, com a distribuição de camisetas do evento para as participantes - mulheres de todas as localidades do Município. Em seguida, a turma participou de um almoço e a tarde foi de palestras com as fonoaudiólogas Michele Pozzebon e Dionisa Iob. As duas falaram sobre a importância do autoexame, dicas de saúde da mulher, bem como orientaram as mulheres sobre quando procurar ajuda médica. A plateia também participou de brincadeiras e danças, além do sorteio de brindes.

Segundo o secretário municipal de Saúde, Lírio de Souza, o evento do Outubro Rosa já faz parte do calendário municipal e movimenta cada vez mais mulheres. "Estou muito feliz em ver que a participação e o envolvimento de todas", comentou.

A fonoaudióloga e técnica em radiologia Dionisa Iob também comemorou. "O Outubro Rosa é uma conquista da mulher, por isso a importância de participarmos e todos os dias realizar o autoexame", ressaltou. Já a vice-prefeita Margarete Gossenheimer lembrou que, além do evento - que é uma forma de conscientização, a Unidade de Pronto Atendimento do Centro fica aberta até as 20 horas para coleta de exames de pré-câncer, autoexame da mama e encaminhamento de mamografias. "Para agendar um horário para exames basta ligar para a UBS e pedir pelo atendimento", completa.

Lírio lembrou que no próximo mês haverá uma programação especial também para os homens, pelo Novembro Azul. Nesse caso, na prevenção ao câncer de próstata. "Vamos divulgar em breve os detalhes", completou.