- 29/02/2024

No dia de hoje a prefeita Marlí Weissheimer, acompanhada do secretário municipal de agricultura Sidnei Schaefer, esteve em Porto Alegre participando de ato, no governo do Estado, com a apresentação de um projeto do setor primário.

Tiveram a oportunidade de conversar com o Secretário Estadual de Desenvolvimento Rural, Ronaldo Santini, que é amigo pessoal da prefeita há muitos anos, e também de ter contato com o Governador Eduardo Leite.

O governo do Estado anunciou, nesta quinta-feira (29/2), R$ 213,2 milhões para a subvenção de projetos de irrigação, com estimativa de investimentos por parte dos produtores na ordem de R$ 2 bilhões. Em quatro anos, espera-se aumentar a área irrigada em 100 mil hectares, um incremento de 33% das principais culturas de sequeiro, como milho e soja. A meta é mitigar os efeitos da estiagem no Rio Grande do Sul, aumentar a reservação de água e a irrigação (elevando a produtividade das culturas) e se aproximar da autossuficiência de grãos, principalmente do milho.

O anúncio foi feito durante o lançamento da etapa 2 do programa de irrigação do Estado, que integra as ações do Supera Estiagem. O evento ocorreu no Palácio Piratini com a presença do governador Eduardo Leite e do titular da Secretaria da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação (Seapi), Giovani Feltes. Participaram ainda outras autoridades, prefeitos e lideranças municipais e produtores rurais.

A prefeita Marlí reforça a importância do trabalho em parceria com o Estado para o fomento do setor primário, lembrando que a irrigação já foi beneficiada em outros momentos e que o repasse de recursos para os municípios é importante por possibilitar investimentos antecipando os períodos de estiagem.