Celebração cultural enaltece história com o restauro da Casa Canônica - 23/02/2024

Inaugurada em 1932, a Casa Canônica marca a história local pelo grande esforço coletivo de toda a comunidade católica na construção deste imóvel, que recebeu o primeiro padre residente na Paróquia de São Vendelino. Essa belíssima construção também foi casa do Cônego Pedro Alfredo Caspary. Entre 1990 e 2018 o imóvel foi sede da Prefeitura Municipal de São Vendelino. Pois é assim que, 92 anos depois de sua edificação, a antiga canônica ganha contornos de novidade com o ato realizado na tarde desta sexta.

O Restauro da histórica e magnífica Casa Canônica tem a proponência da Associação de Estudantes de São Vendelino, financiamento pelo Pró-Cultura RS e apoio financeiro da Prefeitura Municipal de São Vendelino.

Os recursos aprovados para captação somam R$ 1.558.182,86 e foram captados junto às empresas Betonart, Madesa, Móveis Kappesberg, GAR, Jarflex, Tramontina, Malharia Anselmi, Tato, Cooperativa Santa Clara e Wendeltec.

A casa foi tombada pelo patrimônio em 2006 e com o seu restauro terá não apenas uma identidade visual como também uma funcionalidade sem par.

Com o restauro, a casa oferecerá espaço para as atividades da Orquestra Municipal de Sopros, do Grupo Vocal e do Grupo de Danças Folclóricas Sankt Wendel e que até hoje não dispõem de um local adequado. Também será a sede da Biblioteca Municipal. No sótão será instalado o Memorial da Casa do Sapateiro.

Orçado em cerca de R$ 2,1 milhões, o projeto de Restauro da Casa Canônica de São Vendelino apresenta todos os PCDS de acessibilidade - elevador, rampa de acesso, corrimãos, guarda-corpo na área edificada. A municipalidade irá aplicar aproximadamente 30% do valor total do projeto (cerca de R$ 628.053,00).

Empreendedores que apoiam o projeto fizeram uso da palavra deixando evidente a importância do coletivo cultural. Em sua fala, a secretária de Cultura do Estado, Beatriz Araújo, deu ênfase ao trabalho de resgate feito pela mestre em história Cristina Seibert Schneider e toda sua equipe.

A prefeita Marlí Weissheimer agradeceu às empresas e ao governo do Estado, transformando a sua emoção em palavras. "Aqui ao som do Forromeco a nossa cultura será ainda nais evidenciada. Agradeço a todos que vivem este sonho conosco", finalizou.