São Vendelino terá mais de R$ 600 mil para modernizar a iluminação pública - 10/12/2021

Eis que as boas novas não param em São Vendelino.

Desta vez a administração de São Vendelino recebeu a confirmação de que o município é um dos contemplados do programa Procel Reluz. Desenvolvida pela Eletrobras, a iniciativa custeia projetos de substituição de luminárias comuns da iluminação pública por lâmpadas de LED.

Cabe destacar que melhorias em iluminação pública, como a modernização do sistema através de LED, melhora também as questões de segurança, deixando o ambiente da cidade, como um todo, mais iluminado.

Após ter seu projeto selecionado, São Vendelino irá receber da Eletrobras o valor de R$ 618.987,94, além do compromisso de investir, em forma de contrapartida, o valor de R$ 45.844,84. Assim, o total a ser aplicado neste projeto de renovação da iluminação pública em grande parte do território do município representará um investimento de R$ 664.832,78. A proposta são-vendelinense prevê a substituição de um total de 446 luminárias.

A prefeita Marlí Lourdes Oppermann Weissheimer celebra a aprovação deste projeto, que contempla toda a área urbana, além de áreas rurais de Piedade e Vale Suíço. "Vamos conseguir trocar a iluminação por um modelo de luminárias que consiste no que há de mais moderno em iluminação pública em praticamente todo o município", saúda a gestora.

Ainda, de acordo com a prefeita Marlí, ficam de fora apenas as regiões de Morro Carrard e Morro Canastra, que poderão ser contempladas mais adiante com investimento por meio de recursos próprios. Uma vez selecionado o projeto, agora a prefeita informa que aguarda informações da Eletrobras com relação à assinatura de convênio e repasse do recurso. "Como não envolve tanta burocracia quanto uma emenda, por exemplo, acredito que toda essa tramitação seja muito rápida", afirma Marlí

"Eu via Bom Princípio investindo muito na substituição das luminárias da iluminação pública e ficava imaginando fazer ao menos o Centro e uma parte da rua Cônego Caspary. E agora fomos contemplados e poderemos fazer a substituição em grande parte do município. É uma conquista e uma alegria que compensa os desafios e as dificuldades que se enfrenta no dia a dia como gestor público", saúda a prefeita. Fossem utilizados apenas recursos da prefeitura não seria possível realizar um projeto também grande e ambicioso. "Temos muitas prioridades e não teríamos condições de destinar mais de R$ 600 mil para essa melhoria. E agora estamos ganhando mais de R$ 618 mil a fundo perdido, ou seja, dinheiro que não precisará ser devolvido", comemora a prefeita dizendo que há assim avanços sem dispender recursos da prefeitura.

PROJETOS E APROVAÇÃO

A prefeita soube da possibilidade de buscar recursos via Eletrobras para a iluminação pública em viagem a Brasília em maio deste ano. Na ocasião, conheceu o familiar de uma profissional que elabora esses projetos e que acabou fazendo também o trabalho com o qual São Vendelino foi contemplado. "Iniciamos as tratativas em maio, em julho fizemos o levantamento e em agosto já era o prazo final para cadastrar o projeto. A RGE já havia feito um estudo anterior da iluminação pública, o que foi importante para agilizar o trabalho agora", explica a prefeita.

Ainda que a viagem para Brasília não tenha resultado em verba federal para fazer tal obra, ter estado no local certo, na hora certa, fez com que São Vendelino pudesse ser contemplado, pois a informação dos recursos da Eletrobras foram comentados entre as pessoas que estavam em uma reunião. "É preciso ter, também, perspicácia na hora de gerir, pois projetos como este raramente se apresentam de forma gratuita", finalizou Marlí.