Turismo desperta interesse da comunidade - 22/06/2022

Nesta segunda-feira, dia 20, foi realizada a Audiência Pública com apresentação do Plano Municipal de Turismo para toda a comunidade de São Vendelino. Mais de 40 pessoas se fizeram presentes ao auditório do Centro de Complementação Curricular para acompanhar a explanação do diagnóstico turístico local, definição de estratégias e ações que promovam as iniciativas em turismo no município. Além da comunidade em geral, estiveram presentes empreendedores, comerciantes, produtores rurais, lideranças comunitárias, vereadores, representantes da administração municipal e membros do Conselho de Turismo. Na abertura do encontro, o presidente do Comtur, Evandro Luis Schneider, agradeceu a presença de todos e destacou a importância da união em prol da promoção turística do município, de seus produtos e marcas. A prefeita Marli Lourdes Oppermann Weissheimer mencionou sobre o potencial de crescimento e retorno econômico que as atividades relacionadas ao turismo podem gerar para a comunidade. "Já temos muitos empreendimentos com marca conceituada no mercado e outros tantos estão em andamento. Temos certeza de que bons frutos serão colhidos no futuro por mais esta iniciativa na área de turismo", destacou a prefeita. Na apresentação do Plano Municipal de Turismo, a turismóloga Beatriz Paulus, da Atuaserra, em parceria com a Sicredi Serrana, fez as considerações aos presentes, enfatizando sobre a importância da organização do conjunto de ações e sua implementação num período de tempo para que os resultados sejam alcançados.

O Plano Municipal de Turismo ficará disponível para a comunidade fazer a leitura, bem como, realizar as considerações que julgar importantes para o desenvolvimento do turismo no município. Estas considerações poderão ser encaminhadas ao Conselho Municipal de Turismo através do e-mail pmsv@saovendelino.rs.gov.br até o dia 27 de junho. Em seguida, projeto de lei de incentivo às atividades turísticas será encaminhada para aprovação junto ao legislativo municipal e, como anexo, seguirá também o Plano de Turismo devidamente finalizado.

Desta forma, uma vez aprovada a lei, os empreendimentos poderão ter auxílio por parte da administração municipal para o desenvolvimento de atividades turísticas no município, contribuindo para a geração de novas oportunidades, com retorno econômico e valorização da identidade local através de produtos, cultura e eventos.

Segue link para acesso ao Plano Municipal de Turismo: