Município teve Conferência da Agricultura e entrega do Pacote Legal - 18/08/2021

Na tarde desta segunda, dia 16, teve vez em São Vendelino, nas dependências do Salão O Imigrante, a 7ª Conferência Municipal da Agricultura. Seguindo rigorosamente os protocolos de distanciamento social, sob orientação da vigilância sanitária, o evento teve abertura do secretário municipal da agricultura Sidnei Schaefer, contando com a presença de diversas autoridades municipais e também entidades, como EMATER, Sindicato de Trabalhadores Rurais, Legislativo Municipal, Sicredi e Banrisul.

A prefeita Marlí Weissheimer, que falou em nome da administração, agradeceu o envolvimento de todos no evento, lembrando que a agricultura é vocação de grande parte dos moradores do Pequeno Paraíso. Segundo ela o fortalecimento do setor, como vem acontecendo nos últimos anos, mostra novas possibilidades econômicas, sendo o município parceiro nos empreendimentos feitos, seja qual for o setor dentro da agricultura. A prefeita mencionou o Pacote Legal, onde os produtores que preencheram as cláusulas do mesmo receberam o repasse de R$ 580,00, que poderá ser trocado no comércio credenciado por insumos e produtos diversos ligados à atividade rural.

Durante a conferência houve explanações por parte da Essencial - empresa que presta assessoria ao município - sobre as questões ligadas à arrecadação, sendo mencionada a importância dos produtores também tirarem notas em seus talões quando das movimentações financeiras. "Queremos ajudar a todos os nossos produtores, todavia, precisamos que sejam feitas notas, pois o Tribunal de Contas está atento quanto à isso também. Não podemos repassar recursos àquelas pessoas que não dão retorno algum ao município", lembrou Sidnei Schaefer, reforçando a importância de ser emitida nota do talão do produtor.

Também explanou durante a reunião Gelci Baumgarten, que atua na EMATER de Tupandi, falando dos projetos lá aplicados com sucesso.

O município de São Vendelino conta, ainda, com assessoria qualificada e permanente para que os produtores rurais possam ter amparo em seus projetos, sejam pequenos ou grandes. Há ainda respaldo através do Sindicato de Trabalhadores Rurais, dos bancos e da EMATER.

"Acreditamos que a agricultura, aqui em São Vendelino, tenha como crescer ainda mais, não apenas com o investimento que está sendo feito nos integrados (aves e suínos) mas também na diversidade. Vamos fazendo cada um a sua parte que vai dar certo", destacou a prefeita Marlí citando o exemplo da vice-prefeita Margarete que busca atuar em várias frentes dentro da secretaria de Saúde. "Assim como a Margarete, nossa sempre vice, faz na saúde, podemos nós fazer, ir ajudando uns aos outros. Nós como município auxiliamos aos produtores e eles também nos auxiliam gerando renda e oportunidade de trabalho", finalizou a prefeita.

De acordo com informações da Secretaria da Fazenda, são praticamente R$ 100 mil repassados aos produtores rurais através do Pacote Legal.