Município irá aderir à Rota Turística da Serra - 08/07/2021

Ainda que seja pertencente ao vale do Caí, geograficamente falando, a identidade turística de São Vendelino é muito maior com a Serra, desta forma, o município irá aderir à Rota da Serra.

"Temos uma ligação com a região serrana e não queremos mais ser, apenas, um corredor de passagem dos turistas que sobem em direção a Farroupilha e Carlos Barbosa. Temos como fazer parte deste roteiro com as nossas atrações turísticas e culturais", pontuou a prefeita Marlí Weissheimer justificando a opção pela rota da Serra.

Deve ser instituído em breve um plano municipal de turismo e assim, gradualmente, o assunto passará a integrar o cotidiano da comunidade. "Não se pensa turismo de maneira isolada. É necessária a parceria público/privada para que ele seja possível", destaca Evandro Schneider, que é secretário de Gestão e está cuidando das questões turísticas.

Várias ações estão previstas no que diz respeito ao turismo, tendo o município já iniciado atividades no que diz respeito à sinalização e estudo de possibilidades.

"São Vendelino há muitos anos atrai turistas e com o aumento de empreendimentos privados, como cervejarias e restaurantes, e empreendimentos públicos, como no Largo Celestino Schneider, passamos ver mais e mais pessoas visitando o Pequeno Paraíso. Assim, estreitando relações com o projeto turístico da Serra poderemos também trazer inovações para os visitantes e, claro, avanços para o nosso comércio que pode, também, usufruir deste público que vem a nós sedento de novidades", pontua a prefeita Marlí Weissheimer.

Ações realizadas pela comunidade também são merecedoras de destaque, como o Nos Caminhos de São Vendelino e o Encontro de Antigos, além é claro das grandes festas populares como a Kerbfest. O certo é que com o avanço do turismo, mais e mais pessoas conhecerão o município carinhosamente chamado de Pequeno Paraíso.