Reunião com a comunidade busca corrigir divisas municipais - 29/06/2021

Foi realizada no último sábado uma reunião na Câmara de Vereadores de São Vendelino tendo em vista retomar um assunto que há muitos anos aguarda por uma solução: a correção de divisas de São Vendelino.
A prefeita Marlí Lourdes Oppermann Weissheimer, presente na reunião e representando o executivo, lembrou que o assunto já havia tramitado na Comissão de Assuntos Municipais, na Assembleia Legislativa de Porto Alegre, em 2014, todavia por conta da burocracia que, inclusive exigia uma nova lei federal para a alteração de divisas, acabou ficando engavetado. No sábado, com a presença do vereador Régis Paulo Fritzen, além de representantes de diferentes comunidades, o assunto voltou a ser abordado.
Ficou acordado entre as partes que, inicialmente, as pessoas que moram nestas áreas de divisa e que tem mais relação com São Vendelino que com os municípios lindeiros, devem vir até a prefeitura para assinar um termo de abaixo-assinado pedindo adesão ao processo de correção de divisas. Se alguém não puder vir à prefeitura deverá manter contato de forma que se encontre uma maneira de levar o termo até a família que pretende assinar o mesmo.
De acordo com a prefeita Marlí Weissheimer são pretendidas alterações em parte da Linha Neis e no Forromeco (em divisas com Carlos Barbosa e Farroupilha), Piedade na margem superior da rodovia RS 122 (nas proximidades da família de Ramiro Flach) e nas comunidades de Chico Pedro, Vale Suíço e Nova Áustria (que fazem divisa com Barão). Isso deverá envolver cerca de 50 famílias.
"Não se trata de um trâmite simples, afinal, precisamos da concordância da comunidade e também dos municípios vizinhos, além do aval da Assembleia Legislativa e, claro, das Câmaras de Vereadores dos municípios", citou a prefeita, lembrando que há muitas pessoas envolvidas no projeto como um todo. Segundo lembra a prefeita, a correção das divisas mexerá também com o cotidiano de algumas das famílias, muitas das quais têm sua ligação histórica com São Vendelino e, por definição de divisa, acabam pertencendo a outro município. Há algumas pequenas propriedades rurais que são, inclusive, divididas pelas divisas municipais. "Buscaremos a melhor solução possível, afinal, a grande maioria destas pessoas participa da comunidade de São Vendelino, frequentando o nosso comércio, indo em nossas celebrações religiosas, votando em São Vendelino, sendo atendidos por nossa UBS, tem veículos emplacados aqui e contando com o apoio da administração municipal em seus pleitos", ponderou a prefeita lembrando que as definições, inicialmente, dependem da adesão da comunidade através de abaixo-assinado.