Meio ambiente é uma luta de todos, para todos - 07/06/2021

Limpar às margens da rodovia. Distribuir mudas. Fazer o plantio de plantas. Poderia ser um serviço única e exclusivamente da administração municipal, mas em São Vendelino é diferente.

A defesa do meio ambiente é função de toda a comunidade que se engaja com uma causa maior. Por exemplo, na manhã de sábado, com pás e enxadas, servidores públicos e também voluntários foram até às margens da RS 446, tendo se unido na limpeza da via. Além do embelezamento que seria fruto natural da ação, cabe destacar o recolhimento de lixo junto à via, que é descartado de maneira inapropriada por usuários da estrada. Iniciava assim o dia 5 de junho, dedicado ao meio ambiente.

No mesmo dia foi realizada a distribuição de mudas logo após a celebração da missa na Igreja Matriz. O envolvimento dos jovens do CLJ fez com que se tivesse esperança de um futuro melhor, pois também a juventude respira ares de responsabilidade social.

Já nesta segunda foi a vez de mobilizar as crianças e a comunidade escolar como um todo, sendo feito o plantio de mudas nos educandários e demais espaços públicos.

De acordo com Sidnei Schaefer, que é secretário da Agricultura e Meio Ambiente, ações como estas mostram a compreensão da comunidade que está fazendo a sua parte. "De nada adiantaria um trabalho nosso se fosse realizado de maneira isolada. É preciso nos dar as mãos e fazer isso juntos", frisou o secretário.

A prefeita Marlí Lourdes Oppermann Weissheimer enfatizou ainda a importância do envolvimento de diversas gerações, lembrando que de pequenos estudantes aos idosos estavam envolvidos neste projeto. "Jovens distribuíram mudas; alguns idosos as receberam. Crianças as plantaram. Adultos cuidaram das vias. Isso é São Vendelino. Juntos construímos um município para todos e melhor, afinal, não há paraíso sem uma natureza exuberante", ponderou ao final a prefeita.