Prefeita busca recursos para ampliação da EMEI Estrelinhas do Recanto - 03/06/2021

Entre muitas das pautas da prefeita Marlí Lourdes Oppermann Weissheimer em Brasília figurava a busca de recursos para a ampliação da EMEI Estrelinhas do Recanto.

Acompanhada da responsável da pasta da Educação no município, Mariana Becker Machado, a prefeita chegou em Brasília dia 24 de fevereiro e de imediato foi até Rodrigo Pereira, que atua na capital federal e assessora municípios em suas empreitadas. Pereira, que foi assessor de parlamentar gaúcho, tem relação próxima com Marlí e São Vendelino, assim, iniciou a busca de materiais para fazer, junto ao Programa de Ações Articuladas (PAR), os ajustes necessários deixando toda a documentação de São Vendelino de acordo. Uma vez feito isso é feito o diagnóstico o município em várias frentes, para então ser dado prosseguimento a projetos como a captação de recursos para a ampliação da EMEI Estrelinhas do Recanto.

As obras que incluem 11 novas salas, além de refeitório, banheiro e completa estrutura externa na EMEI Estrelinhas do Recanto representam um investimento elevado, desta forma a municipalidade busca por recursos federais. De acordo com a prefeita Marlí Lourdes Oppermann Weissheimer, hoje o município atende a totalidade das crianças em faixa etária de creche, todavia, com um espaço maior é possível qualificar ainda mais o atendimento. "Esta não é uma obra para este ano, mas para 2022, 2023 ou até 2024. Estamos projetando o futuro de São Vendelino", pontuou a prefeita lembrando que com a nova ampliação será possível atender outras 100 crianças, isso é, mais do que dobrando a capacidade atual da EMEI.

Também na área da educação, Marlí e Mariana foram até o FNDE, regularizando documentação que possibilite a vinda de recursos propostos pelo senador Lasier Martins para a construção de um novo bloco na mesma EMEI. "As salas que serão feitas com os recursos encaminhados pelo senador serão entre o primeiro e o segundo bloco (terminado ano passado). Já as novas salas, que antes falávamos, ficam em um amplo terreno adquirido pela administração passada, fazendo com que se tenha um complexo apto para atender todas as necessidades de São Vendelino por vários anos", mencionou Mariana.

Além de pleitear recursos para a EMEI, prefeita e coordenadora de educação buscaram por liberação de recursos para pagar um ônibus que já foi recebido (e ainda não havia sido quitado pelo governo federal), além de fazer o pedido de mais um veículo coletivo, de porte maior, para que seja possível renovar a frota. "O ônibus que temos hoje tem mais de 10 anos e precisaríamos de um outro veículo, amplo, para que possamos atender melhor nossas crianças", citou a prefeita Marlí, lembrando que depois das tratativas em Brasília já se concretizou o pagamento pendente do ônibus que foi recebido em março.

Além de tratar de educação, a viagem teve vários destinos dentro da Capital Federal, versando sobre saúde, agricultura, obras de infraestrutura e pavimentações. Foi feito roteiro também em gabinetes de deputados e senadores, além de visitas aos ministérios na busca de recursos.