Prefeita tem reunião com Juvir Costella e trata de ações nas rodovias que cortam São Vendelino - 20/05/2021

Na tarde de ontem, 19, a prefeita Marlí Lourdes Oppermann Weissheimer teve uma reunião com o secretário de Estado de Logística e Transportes, Juvir Costella. Foram muitas pautas tratadas, tendo iniciada a reunião versando sobre os primeiros quilômetros da RS 446, que dão acesso à área central de São Vendelino.

De pronto a prefeita pediu soluções ao secretário de Estado quanto a pavimentação em si desta rodovia, que apresenta uma série de imperfeições. Lembrou a ele que o município e populares realizaram mutirão na limpeza do entorno da pista de rodagem, primando pela segurança, além do que, clamou por melhor sinalização do trecho, tanto vertical quanto horizontal.

No que diz respeito à RS 122, a prefeita pediu melhor sinalização no viaduto que dá acesso à cidade, assim como melhorias da saída sul de São Vendelino, sugerindo a implantação de uma pista lateral, de aceleração, evitando que as pessoas que saiam de São Vendelino precisem parar ou entrar direto na pista de rodagem. A iluminação do viaduto também foi mencionada pela prefeita Marlí. "É necessária uma melhor sinalização viária no trecho aumentando a segurança da rodovia que é via de ligação entre a Serra e a Capital", pontuou a prefeita.

Outro assunto tratado foi o Programa de Incentivo ao Acesso Asfáltico (PIAA/RS). O mesmo visa a oportunização de recursos gerados por empresas que funcionam nos municípios, sendo possível investir um percentual do ICMS gerado em pavimentações. "Se possível gostaríamos participar deste projeto facilitando acesso às nossas empresas. Vamos avaliar todas as possibilidades", mencionou a prefeita Marlí, já tratando de um assunto que está entre as suas prioridades estratégicas para o ano.

Uma das abordagens também foi um pedido de apoio do secretário para que os bombeiros de São Vendelino voltem a ter parceria com a EGR. "Os nossos bombeiros seguem atendendo as demandas nas rodovias e tem direito de receber repasse da EGR. Há dois anos a prefeitura ajuda a manter os bombeiros afinal não vieram recursos da EGR", citou a prefeita Marlí lembrando da luta que iniciou há muitos meses para recuperar a parceria que havia anteriormente. Como Costella tem estreita relação com a EGR, ele já manteve contato com o novo presidente da mesma, na esperança de reverter a situação, voltando com o convênio.