Município de São Vendelino-RS
Selo Portal Transparente

Relógio do Corpo - Plantas Medicinais

Serralha

Sonchus oleraceus L.

serralha, chicória-brava, ciúmo, serralha-branca, serralha-lisa, serralheira, serralha-verde

Características gerais: herbácea anual, ereta, lactescente, de textura um pouco carnosa, glebra, pouco ramificada, de 40-110 cm de altura, originária possivelmente de continente Europeu, porém naturalizada em todo o território brasileiro. Folhas sésseis, as superiores inteiras e as inferiores irregularmente partidas, da base auriculada, de 6-17 cm de comprimento. Flores reunidas em capítulos grandes, dispostos em panículas terminais. Os frutos são aquênios compridos, contendo um tufo de pelos em uma das extremidades que auxilia na sua disseminação pelo vento.

Usos: cresce espontaneamente em solos agrícolas de quase todo o país, onde é considerada planta daninha. Suas folhas são consumidas em algumas regiões como salada, em substituição à alface. A planta inteira é utilizada na medicina popular em várias regiões do país. É considerada diurética, sendo empregada contra anemia carencial, astenia e como auxiliar no tratamento de problemas hepáticos e biliares. Externamente, é usada contra dores de origem reumática e como cicatrizante. O decocto1 das folhas é antidisentérico e antidiarreico; o latex em uso externo cura terçóis. Para problemas estomacais, hepáticos e intestinais, é indicada na forma de chá, preparado adicionando-se água fervente em uma xícara (chá) contendo 1 colher (sobremesa) da planta fresca picada e ministrando-o na dose de 1 xícara (chá) antes principais refeições. Contra, edemas, afecções das vias urinárias e como diurético, é indicado o seu chá, preparado com 2 colheres (sopa) da planta fresca picada em 1/2 litro de água em fervura durante 5 minutos, administrando-se à vontade durante o dia até as 17h. É recomendado também em uso externo contra feridas, chagas, pruridos, eczemas, úlcera varicosa e escaras na forma de compressas, preparadas amassando-se em pilão 3 colheres (sopa) da planta fresca picada, adicionando-se 1 colher (sopa) de glicerina e misturando-se bem até formar uma pasta, que deve ser esparramada em gaze e aplicada 2-3 vezes ao dia sobre a área afetada. Na sua composição destacam-se óleos essenciais, esteroides, resinas, glicídeos, fitosterina, taninos, derivados terpênicos, pigmentos flavonoides e sais minerais.

Glossário de termos médicos botânicos

1 Decocto - extrato aquoso obtido pela fervura da matéria vegetal em água. O mesmo que cozimento.

Fonte: Plantas medicinais no Brasil: Nativas e Exóticas. Harri Lorenzi & Francisco José de Abreu Matos. 2ª edição. Nova Odessa, SP: Instituto Plantarum, 2008.