Município de São Vendelino-RS
Selo Portal Transparente

Relógio do Corpo - Plantas Medicinais

Ora-pro-nóbis

Pereskia aculeata Mill.

Ora-pro-nóbis, lobrobô, lobrobó, carne-de-pobre, gauiapá, mori

Características gerais: earbusto semilenhosos, perene, muito espinescente, de ramos longos, escandentes e ramificados, que se fixa nos apoios que encontra como uma trepadeira, nativo no Sul, Sudeste e Nordeste do país. Folhas simples, curto-pecioladas, de lâmina elíptica, plana, de textura carnosa, glebra, concolor, de 3-8 cm de comprimento. Inflorescência em racemos curtos e axilares, com poucas flores grandes e cerosas. Frutos globosos, amarelos, do tipo baga, com gloquídeos e sementes pretas.

Usos: é raramente cultivada comercialmente (em MG é comum nas quintais e hortas), exceto algumas formas de folhas variegadas usadas em paisagismo; de maneira geral, a planta vresce espontaneamente em áreas antropisadas de pastagens em toda a região de sua ocorrência natural. Suas folhas, flores e frutos são usados na culinária mineira, preparadas de várias formas, tanto cruas quanto cozidas.

Propagação: por estaquia, que enraízam com facilidade e por sementes.

Usos culinários: outros nomes, e.g., groselha-de-barbados, trepadeira-limão, mata-velha (em alusão ao poder afrodisíaco – Zn). Os frutos são ricos em carotenoides e quando imaturos, são fonte de vitamina C. Os frutos podem ser usados para suco, geleia, mousse e licor. As sementes podem ser germinadas para produzir brotos, os quais são grandes e vigorosos. As flores jovens (sem espinhos) podem ser usadas para saladas, salteadas puras ou com carnes e para omeletes. Os ramos (caules) podem ser plantados na horizontal diretamente no solo para colher os brotos tenros que emergem, parecidos com aspargo. Verdura rica em proteína vegetal (ca. de 25% (até 35%) em base seca) e em vários aminoácidos essenciais.

Fonte: Plantas Alimentícias Não Convencionais (PANC) no Brasil – Guia de identificação, aspectos nutricionais e receitas ilustradas. Valdely Ferreira Kinupp & Harry Lorenzi. Instituto Plantarum de Estudos da Flora, 2014.