Município de São Vendelino-RS
Selo Portal Transparente

Relógio do Corpo - Plantas Medicinais

Mil-em-rama

Achillea millefolium L.

Mil-folhas, aquileia, atroveran, erva-de-carpinteiro, erva-de-cortaduras, erva-dos-carreteiro, macelão, milefólio, milefólio-em-ramas, mil-em-ramas, mil-folhada, nariz-sangrento, novalgina, pronto-alívio, sanguinária

Características gerais: herbácea perene, rizomatosa, ereta, aromática, entouceirada, de 30-50 cm de altura, nativa da Europa e amplamente cultivada em hortas domésticas em quase todo Brasil. Folhas compostas finamente pinadas, de 5-8 cm de comprimento. Flores brancas, em capítulos reunidos em uma panícula terminal. Existem variedades cultivadas com fins ornamentais como capítulos de cores variadas. Multiplica-se por estacas e por divisão de touceiras. O nome latino do gênero deriva do herói grego Aquiles que a utilizou em uma de suas batalhas para curar seu rei e, o epiteto específico millefolium que significa “mil folhas” é alusivo ao grande número de minúsculas folhas (folíolos) que possui.

Usos: além do seu uso ornamental é empregada na medicina tradicional, cuja origem remonta à Idade Média na Europa, de onde foi trazida ao país por nossos colonizadores. É considerada diurética, anti-inflamatória, antiespasmódica e cicatrizante, sendo empregada internamente contra infecção das vias respiratórias superiores, indisposição, astenia, flatulência, dispepsia1, diarreia, febres e como auxiliar no tratamento da gota. Em uso externo é empregada contra hemorroidas, contusões, doenças de pele, feridas e dores musculares. Como estimulante das funções digestivas, contra gases intestinais e cálculo renal, é recomendada na forma de chá, preparado adicionando-se água fervente a 1 xícara (chá) contendo 1 colher (sobremesa) de suas inflorescência picadas, na dose de 1 xícara (chá) duas vezes ao dia. Recomenda-se também em uso externo contra prostalite, hemorróidas e fissuras anais, na forma de banho de assento de seu chá em exposição mínima de 15 minutos. Contra dores reumáticas, cólicas menstruais e renais, recomenda-se o cataplasma2 de suas inflorescência em aplicação sobre a área afetada durante 15 minutos três vezes ao dia. O suco da planta fresca em contanto com a pele pode desenvolver fotossensibilização. Na sua composição química destacam-se a presença de óleo essencial com terpenos (cineol, borneol, pinenos, cânfora, azuleno), derivados terpênicos e sesquiterpênicos, taninos, mucilagens, cumarinas, resinas, saponinas, esteroides, ácido graxos, alcaloides e princípio amargo. Foram também detectados compostos do tipo lactonas e flavonoides. Os flavonoides e seus heterosídeos estão relacionados com a atividade antiespasmódica3.

Glossário de termos médicos botânicos

1 Dispepsia – dificuldade de digestão.

2 Cataplasma – papa medicamentosa usualmente aplicada entre duas peças de pano e colocadas sobre a pele.

3 Antiespasmódica – que acalma os espasmos ou contrações da musculatura lisa.

Fonte: Plantas medicinais no Brasil: Nativas e Exóticas. Harri Lorenzi & Francisco José de Abreu Matos. 2ª edição. Nova Odessa, SP: Instituto Plantarum, 2008.