Município de São Vendelino-RS
Selo Portal Transparente

Relógio do Corpo - Plantas Medicinais

Bardana

Arctium minus (Hill) Bernh.

bardana, carrapicho-grande, carrapicho-de-carneiro, labaça, orelha-de-gigante, pega-pega, pegamassa, pergamasso, pegamasso, carrapichão, erva-dos-tinhosos, gobô.

Características gerais: Subarbusto bienal, de, 0,6 - 1,9 m de altura, nativo da Europa e naturalizado do Sul do Brasil. Folhas rosuladas basais no primeiro ano, muito largas, com a face inferior branco-tomentosa, caulinares formadas no segundo ano são menores, de 5-17 cm de comprimento. Inflorescências em capítulos globosos os terminais e axilares, com flores róseo-purpúreas, protegidos por brácteas transformadas em falsos espinhos.

Usos: planta de crescimento vigoroso, é considerada espécie daninha em pomares e terrenos baldios no Sul do Brasil. Na Europa, as folhas e brotos novos são consumidos como verdura, e no Japão, é cultivada uma variedade para produção de raízes comestíveis. É, contudo, na medicina caseira que é mais conhecida desde a antiguidade, nunca tendo sido contestada ao longo dos séculos. Todas as suas partes são utilizadas, porém sempre frescas, sendo considerada depurativas1, diurética, diaforéticas, antissépticas e estomáquicas. São empregadas internamente em decocções e infusão das folhas e raízes, bem como a simples ingestão de sementes e raízes contra infecções de pele em geral, das vias urinárias, reumatismo e gota, diabetes, afecções gástricas e hepáticas. Como diurético (eliminador de ácido úrico), depurativo, laxativo e para aumentar o fluxo biliar, tem sido recomendado o seu chá por decocção, preparado com 1 colher (sopa) de raízes fatiadas em 1 xícara (chá) de água em fervura durante 5 minutos, ingerindo-se as raízes cozidas e o chá 3 vezes ao dia fora das principais refeições. As folhas esmagadas e aplicadas em cataplasma3 diretamente sobre a epiderme têm uma ação bactericida e antimicótica, que as torna um remédio eficaz contra inúmeras doenças de pele, como dermatoses úmidas purulentas, acnes, eczemas, pruridos, tinha, seborreia da face ou do couro cabeludo e herpes simples. Na sua composição química destaca-se inulina, óleo essencial, lapatina, fuquinona, glicosídeos, mucilagens, princípio antibiótico, ácido clorogênico e vitaminas do complexo B.

Glossário de termos médicos botânicos

1 Depurativas – que purifica o organismo, facilitando a eliminação de produtos do metabolismo.

2 Diaforéticas – o mesmo que sudorífico.

3 Cataplasma – papa medicamentosa usualmente aplicada entre duas peças de pano e colocadas sobre a pele.

Fonte: Plantas medicinais no Brasil: Nativas e Exóticas. Harri Lorenzi & Francisco José de Abreu Matos. 2ª edição. Nova Odessa, SP: Instituto Plantarum, 2008.