Prefeitos tratam da recuperação da estrada da Piedade/Morro Carrard - 16/03/2021

Algumas semanas depois da enxurrada torrencial que deixou danos sérios na estrada entre Piedade e Morro Carrard, os prefeitos Marlí Lourdes Oppermann Weissheimer e Fábio Persch voltaram a se reunir tratando sobre a realização da obra de recuperação da via que foi construída em parceria pelos dois municípios.

A prefeita Marlí Weissheimer lembra que foi realizada reunião com a Coesul, empresa que executou a obra, sendo apresentado o projeto para a recuperação da via, assim como as novas obras de engenharia que deverão ser realizadas, com a implantação de galerias na travessia da rua, canalizando as águas em uma estrutura bem maior do que anteriormente existente.

A chuva torrencial ocorrida em 2 de fevereiro de 2021 destruiu um trecho de aproximadamente 150 metros da estrada recém-pavimentada. O investimento feito em conjunto pelos municípios de Bom Princípio e São Vendelino foi de cerca de R$ 1 milhão, todavia, com a tromba d'água localizada especificamente nesta localidade, a estrutura da via não suportou, deixando danos muito sérios e, ainda bem, não deixando vítimas por conta dessa.

Na reunião os prefeitos trataram, juntamente com os responsáveis pelos setores de engenharia dos municípios Robert Rauber (São Vendelino) e Raul Welter (Bom Princípio), de uma solução conjunta para a realização da obra que se faz necessária. Antes da recuperação do asfalto em si, se faz necessária a reconstrução da base e a colocação de uma galeria pluvial com 1,5 metro de altura por 2,5 metro de largura, sendo assim canalizada a água. "As galerias são bem maiores do que a tubulação que havia anteriormente, assim, trabalhamos com toda a precaução possível para depois fazer o asfaltamento em si", pontuou a prefeita Marlí. A galeria deverá ser construída cerca de 150 metros acima do local da obra, na divisa dos municípios, canalizando as águas.

Os municípios estudam a melhor alternativa legal para a realização da obra em curto espaço de tempo, de modo que o trecho seja novamente liberado para trânsito. De acordo com o que foi combinado entre os prefeitos, cada município deverá pagar metade das despesas, tanto da pavimentação quanto da implantação da galeria.