MEDIDAS ADICIONAIS CONTRA O COVID-19 A PARTIR DE SÁBADO - 17/07/2020

A partir deste sábado, dia 18, medidas adicionais de prevenção ao coronavírus serão adotadas no município de São Vendelino.

Nesta última semana, além de dois novos casos de pacientes que testaram positivo para o vírus, também o aumento do fluxo de pessoas procurando atendimento médico no Posto de Saúde alertam para a adoção de novas medidas para evitar a aglomeração e propagação do vírus em nossa cidade. O período de inverno, com variação acentuada na temperatura a cada dia, contribui efetivamente para a elevação nos atendimentos clínicos.
Durante o final de semana será instalado uma central de triagem de pacientes em frente ao posto de saúde. Será montado estrutura coberta, com sala de recepção, triagem e atendimento médico. Assim, à medida que os pacientes chegam para atendimento, a triagem auxiliará aos profissionais na seleção daqueles que apresentem sintomas relacionados ao coronavírus. Quando o paciente apresentar esses sintomas, será isolado e o atendimento realizado observando o distanciamento e em área exclusiva. Desta forma, possíveis infectados com o vírus não terão envolvimento com os demais pacientes usuários do sistema municipal de saúde.
Conforme orientação da Secretária de Saúde, Enfermeira Laís K. Dewes, "os pacientes devem novamente ligar e agendar horário para atendimento a partir desta segunda feira. A observância destas orientações vai trazer mais segurança e qualidade no atendimento, já que nas últimas semanas aumentou muito a demanda no posto de saúde. Nossa preocupação é com os pacientes, principalmente aqueles com mais de 60 anos, para que não corram risco de serem infectados durante o atendimento e a permanência na UBS. Com o agendamento prévio, podemos realizar todos os procedimentos de higienização dos ambientes seguindo recomendações do Ministério da Saúde, protegendo os pacientes e familiares e também os profissionais de saúde que estão de prontidão todos os dias".
De acordo com o prefeito Evandro Schneider, "a região está praticamente toda em bandeira vermelha, porém nosso município pode atuar em bandeira laranja, observando todas as medidas de distanciamento social recomendadas. Além da prevenção à saúde, as medidas prezam o funcionamento da indústria, comércio e serviços, como forma de manter o emprego e a economia familiar de cada cidadão. Nesta sexta, novamente os estabelecimentos comerciais e restaurantes foram orientados para auxiliar na organização e orientação de clientes. Se todos formos solidários no cumprimento das orientações, certamente poderemos seguir com medidas menos restritivas também nas próximas semanas."
O setor de vigilância tem atuado em parceria com todos os estabelecimentos do município. Segundo Daniel Baumgarten, responsável pelo setor, "temos verificado o aumento expressivo de aglomerações durante os finais de semana, provavelmente em função de medidas mais restritivas em outros municípios da região, cujos moradores procuram por cidades ou locais menores para frequentar, por exemplo. Isso também representa risco maior de contágio à nossa população. Estaremos acompanhando e orientando as comunidades com mais ênfase nos próximos dias. O compromisso deve ser assumido por todos, inclusive na orientação adequada aos clientes. Já estes, devem seguir as recomendações de sair de casa apenas para realizar as atividades essenciais neste período, sempre utilizando de máscara e higienização adequada, além de seguir as instruções dos estabelecimentos", destaca Daniel.
Assim, pelos próximos dias, as praças de lazer e as áreas públicas serão isoladas, para evitar a aglomeração de pessoas nestes locais. Também os pontos comerciais e restaurantes estão recebendo mais instruções sobre as orientações que devem ser repassadas aos clientes e ainda permanecer afixadas em local visível, como forma de manter o distanciamento controlado que é determinado pelo governo estadual e autoridades em saúde. Essas orientações seguem válidas também para as atividades sociais de entidades, grupos, associações ou outras, evitando o acúmulo de pessoas.
Como forma de prevenção, o município está atuando em consonância com as recomendações do Ministério Público e Ministério da Saúde, realizando ações de enfrentamento à pandemia, com aquisição de medicamentos, equipamentos e exames na quantidade necessária para manter o atendimento, acompanhamento e orientação à população de São Vendelino.
Vamos fazer nossa parte!
Por nós... E pelo próximo!