RGE irá realizar poda de vegetação no Vale Suíço e Morro Carrard - 09/07/2020

Assim como ocorreu na Linha Becker, a RGE, em parceria com o município, irá realizar podas de árvores e vegetações que se aproximam da rede de energia elétrica, nesta sexta, dia 10, nas localidades de Vale Suíço, Linha Chico Pedro e Morro Carrard.

O fornecimento de energia elétrica será interrompido ao longo do dia, até finalizar os serviços.
As ações serão iniciadas na Estrada Municipal do Vale Suíço, onde já foram realizadas podas de vegetação mais baixa na semana passada, e se estenderão até o Morro Carrard, estando as equipes da RGE e da prefeitura fazendo a retirada de galhos e árvores. Assim como aconteceu anteriormente, as pessoas que, de maneira voluntária quiserem auxiliar no trabalho, poderão ir até as equipes, com motosserra e demais ferramentas, obedecendo sempre as orientações de segurança.
O envolvimento da comunidade, na Linha Becker, foi motivo de destaque, tendo as pessoas participado ativamente da ação.
As medidas tomadas agora são preventivas evitando que as árvores toquem ou caiam sobre a rede de abastecimento. Grande parte das interrupções de abastecimento de energia tem relação com galhos e árvores muito próximos a rede, causando problemas para a comunidade em geral.
"O momento agora é de solucionar um problema que é recorrente, em especial no Vale Suíço e no Morro Carrard, onde há árvores próximas à rede de energia e em períodos de inverno, com maior frequência de ventos e chuva, acabam por causar a interrupção no fornecimento de energia às comunidades", destacou o prefeito Evandro Schneider lembrando que a ação tomada na Linha Becker, há algumas semanas, minimizou muito o número de ocorrências de falhas do abastecimento.
Tão importante quanto as podas de árvores é a responsabilidade de não serem plantadas próximas à fiação. Há uma regulamentação da concessionária de energia elétrica que deve ser observada para o plantio de mudas, como também orientações que podem ser obtidas junto à secretaria de agricultura e meio ambiente.
Ações como dessa sexta, com as podas no Vale Suíço e Morro Carrrard, outras localidades também serão contempladas de acordo com o cronograma estabelecido pela RGE, que serão oportunamente comunicadas pela municipalidade.
São elevados os investimentos realizados pela RGE nos últimos anos, com substituição de postes e redes novas, inclusive com alternativa de fornecimento de energia da subestação de Alto Feliz, que permite o acionamento automático quando houver a interrupção normal a partir da central de Bom Princípio.
"A inovação foi testada nos primeiros dias do ano e tem contribuído muito para resolver as constantes faltas de energia em nossas comunidades desde então", finaliza o prefeito Evandro.