DAER REALIZA VISTORIA E MANUTENÇÃO NO MUNICÍPIO - 09/07/2020

Na manhã desta quinta-feira, 09 de junho, duas equipes do DAER/RS estiveram no município de São Vendelino.

A primeira equipe realizou serviços de tapa-buracos na rodovia RS 446, iniciando pelo viaduto no entroncamento com a RS 122, em função das fortes chuvas desta semana. Equipe da secretaria municipal de obras havia realizado a mesma operação na tarde do último sábado, por ocasião das chuvas da semana passada ainda, e que mereceu nova atenção hoje.
Já a segunda equipe esteve a pedido do executivo municipal, para realizar vistoria no trecho da rodovia RS 446 dentro do perímetro urbano de São Vendelino.
Em reunião por videoconferência realizada com o diretor geral do DAER, Sr. Luciano Faustino, acompanhado do deputado estadual Elton Weber, ainda na semana passada, entre outros assuntos, o prefeito municipal destacou a necessidade urgente de manutenção da rodovia, com obras de recapeamento de pista, roçadas do entorno e da orientação aos motoristas através de melhorias na sinalização horizontal e vertical.
Há muito tempo a administração municipal vem solicitando estas melhorias ao órgão estadual, como forma de garantir a segurança aos usuários e pedestres, com ênfase ao elevado grau de risco de acidentes no trecho.
Ao final da reunião, ficou definido o levantamento das melhorias a serem realizadas, com o compromisso de firmar acordo de cooperação entre município e DAER, como forma de permitir à administração municipal na intervenção junto à rodovia em diversos serviços, a exemplo do que vem ocorrendo com as roçadas, pinturas, tapa-buracos e manutenções, mesmo que estas ações sejam de competência estadual.
Segundo o prefeito Evandro Schneider, "este acordo de cooperação vai permitir intervenção do município em pequenas situações que dizem respeito à segurança no dia a dia dos usuários da rodovia, principalmente neste trecho mais crítico, próximo ao acesso à cidade, que sofre muito durante o período de inverno e com a falta de manutenção. Esperamos dividir esta responsabilidade com o DAER nas melhorias solicitadas".
Outro assunto que mereceu destaque foi a negativa do órgão na reinstalação da lombada eletrônica, retirada há alguns anos por ocasião de obras no acesso, sob a alegação de que no local não há ocorrências expressivas que justifiquem sua colocação.
De qualquer forma, as parcerias que estão sendo tratadas vêm ao encontro das necessidades da comunidade de São Vendelino, e que também projeta alternativa para os motoristas que utilizam a Rua Silfredo Seibert como acesso à RS 446, no lado oposto à abastecedora de combustíveis, no centro da cidade.