Município de São Vendelino-RS
Selo Portal Transparente

Notícias

CASA DO PROFESSOR será restaurada junto à Comunidade Evangélica - 05/07/2020

A importância de um professor nas colônias alemãs era tanta que, juntamente com a formação de comunidades de fé, acalentando o espírito dos imigrantes, era estruturada uma escola, por menor que fosse. Era fundamental oportunizar aos filhos o conhecimento através das aulas. Em São Vendelino isso era ainda de maior relevância, tanto que a casa foi construída, junto à comunidade evangélica, para que um professor pudesse habitar. E a Casa do Professor, com o passar dos anos, se tornou referencial e deverá continuar sendo por longos anos, como legado histórico de um terra, de um povo.

Desta forma, na tarde de quinta, 02 de julho, estiveram na sala de reuniões da prefeitura representantes da Comunidade Evangélica, juntamente com a doutora em planejamento urbano, Cristina Seibert Schneider, da arquiteta especialista em restauros, Leila Schaedler, e do contador Anderson Christ, trazendo o projeto de valorização da história do antigo casario e das lápides do cemitério.
De acordo com a historiadora Cristina, que vive e conhece as entranhas culturais de São Vendelino, muito da evolução da região do Vale do Caí está lincado com o conhecimento trazido pelos imigrantes e a valorização que deram à educação. Assim, agora, como "um pedaço da Europa no Brasil" cabe a nós dar a devida valorização à história.
O restauro da casa e do cemitério, de iniciativa da comunidade evangélica, teve seu projeto apresentado pela equipe técnica e aprovado pelo município em junho ainda, e contará com apoio da municipalidade de São Vendelino, da própria comunidade evangélica e, também, do incentivo daquele que estiver disposto a investir na memória cultural e patrimonial. A Casa do Professor, como é conhecida, está localizada nas proximidades do cemitério da comunidade, é tombada pelo patrimônio municipal, e com o restauro poderá ter destinação apropriada para atividades da comunidade como um todo, atendendo as demandas religiosas, culturais e sociais, de acordo com um projeto detalhado a ser montado pela equipe de profissionais.
Segundo a pastora Marlei A. Arcari e o presidente da diretoria da comunidade evangélica Jair Sipp, a valorização da história e da educação estará representada na obra de restauro da Casa do Professor, como está em cada ato que é realizado em favor da comunidade de São Vendelino que, jamais, esquece aqueles que antecederam as gerações atuais.
O prefeito Evandro Schneider acredita que seja possível tornar a Casa do Professor de maior importância para a comunidade nos dias atuais, tendo o seu valor histórico referendado a cada evento que é realizado neste local. "Com o restauro teremos um espaço adequado para várias finalidades e, também, a nossa história sendo respeitada e valorizada", frisou o prefeito.
O projeto segue agora para cadastro e captação de recursos através da Lei de Incentivo à Cultura (LIC), onde empresas poderão contribuir através da destinação de parte dos impostos para o restauro.