CASA CANÔNICA será restaurada e voltará a ser sede do executivo - 04/07/2020

A belíssima e histórica construção será restaurada com recursos da LIC e da esfera municipal

Pouco tempo depois da formação do município de São Vendelino, a antiga Casa Canônica, então da comunidade católica, viria a ser sede do executivo municipal. Uma opção que valorizava a história e a tradição local, além do que, vinha de encontro com o significado da palavra Canônica (aquilo que está de acordo com as normas estabelecidas). Se antes as normas eram ligadas à fé, como sede da prefeitura, as normas apresentadas eram ligadas à legalidade e aos princípios da gestão pública. Os anos se passaram, a casa foi tombada pelo patrimônio municipal e, por conta do estado precário de seu interior, foi desocupada esperando o anúncio oficial realizado na tarde desta quinta-feira, 2 de julho.
A doutora em planejamento urbano, Cristina Seibert Schneider e a arquiteta Leila Schaedler trouxeram ao executivo municipal o projeto detalhado para o restauro do prédio. Junto com a equipe também o contador Anderson Christ, que abordou as questões ligadas a captação de recursos a serem empreendidos na casa que voltará a ser sede do executivo. Além de ser o palácio do governo do Pequeno Paraíso, será também memorial histórico, recebendo espaço destinado ao acervo cultural em exposição.
A parte externa da casa ficará com as mesmas linhas e cores como foi edificada, não havendo qualquer alteração, até porque o casario com quase 100 anos merece todos os cuidados, preservando um legado que ultrapassa gerações. Já no interior da casa, onde a estrutura de madeira está bastante deficitária e comprometida, é permitida a realização de pequenas alterações. Assim, a Casa Canônica contará com acessibilidade, inclusive elevador, além do aproveitamento maior do porão, hoje parcialmente aterrado. O projeto de restauro é amplo e será detalhado com o passar dos meses, com elaboração de todos os projetos complementares e mais informações sobre a casa e a sua destinação.
"Além da Casa Canônica em si, estaremos valorizando a história de São Vendelino e adequando novamente sua finalidade, reafirmando laços com os nossos antepassados que, com grande esforço, construíram a nossa sociedade", citou o prefeito.
Os recursos para a obra serão oriundos da Lei de Incentivo à Cultura (LIC) e também de recursos da própria municipalidade. Não se trata de um projeto de rápida execução, todavia, é a realização de um sonho da comunidade, que orgulhosa vê o prédio, em meio à cidade, como referencial de um outro tempo e um dos maiores cartões postais do Pequeno Paraíso.
"O município cresceu e o prédio ali continuará como baluarte de um município talhado com trabalho e aprimorado com educação, fé e determinação de seu povo", finaliza o gestor municipal.