CHUVAS TORRENCIAIS DEIXAM DANOS DIVERSOS - 30/06/2020

Antes foi a seca, com vários meses sem chuva. Agora, muita chuva em poucas horas. Neste contexto, o sistema pluvial e de drenagem não suportou o excessivo volume de chuvas que caiu desde a tarde desta segunda feira. Terrenos, antes muito secos, não absorveram a água da chuva com rapidez suficiente, resultando no acúmulo de galhos e vegetação nas proximidades de bueiros e caixas coletoras, fazendo com que as ruas fossem inundadas. Também as pontes baixas do município tiveram que ser interditadas pois a água do arroio Forromeco transbordou sobre elas já desde a madrugada.

A enxurrada atingiu praticamente todos os bairros e localidades, fazendo com que os níveis dos córregos e arroios subissem rapidamente.
A defesa civil foi acionada, assim como as equipes da secretaria de obras, da secretaria da agricultura, os bombeiros voluntários e todos mais que pudessem auxiliar desde a noite de ontem.
As estradas principais e também as vicinais foram muito afetadas pela chuva forte, devendo ser realizada a manutenção dentro do possível. A prioridade neste momento é a liberação de trechos bloqueados, a desobstrução de redes de esgoto para que a água possa voltar a fluir e, também, a sinalização para os locais de risco. "Estamos trabalhando para minimizar os efeitos da chuva das últimas horas e, gradualmente, atenderemos às demandas", destacou o prefeito Evandro Schneider ao final.
Recomenda-se cuidados redobrados aos que usam de estradas e vias urbanas. Também é recomendada cautela ao transitar pelas rodovias estaduais RS 122 e RS 446 dentro do perímetro municipal, que também foram afetadas com o acúmulo de água sobre a pista.