ESCOLAS RECEBERÃO TABLETS E NOTEBOOKS PARA ENSINO À DISTÂNCIA - 11/06/2020

Em meio à pandemia do Covid-19 a educação à distância se tornou uma necessidade. Percebendo que vários alunos não tem acesso aos equipamentos de informática, o município está abrindo portas às novas plataformas de ensino.

Buscando expandir conhecimentos dos alunos e professores, estão sendo adquiridos tablets para a área da educação.
Conforme o prefeito municipal Evandro Schneider, "além de possibilitar a educação à distância nesse momento de pandemia, também estaremos permitindo aos escolares o contato e domínio da tecnologia em sala de aula e conectando com o mundo externo através de ferramentas de pesquisa e aplicativos".
O município acompanha as orientações do Estado quanto à utilização de equipamentos eletrônicos na educação.
Em reunião da Secretaria Municipal de Educação durante a semana passada, ficou definida a utilização deste equipamento, cuja implantação se dará de forma gradativa, sendo acompanhado por professores, monitores e técnicos de Tecnologia de Informação (TI), que estarão à disposição para aperfeiçoamento diário da novidade na rede de ensino em horários pré-definidos.
"Nesse primeiro momento estaremos implantando esse projeto nas séries finais do Ensino Fundamental na Escola 29 de Abril, durante o restante deste ano, com projeção de contemplar toda a rede de ensino no município a partir de então. Aos professores serão destinados notebooks e o treinamento em ambos os equipamentos", destaca Evandro.
"Não se trata apenas de uma ação imediatista, mas com foco no futuro. A pandemia vai passar, contudo, os seus ensinamentos ficam. É possível manter a educação à distância como complementação do ensino tradicional, abrindo o horizonte para novas formas de aprendizado e de preparação dos jovens para o futuro", finaliza.
Em cidades de primeiro mundo, como é o caso de Sankt Wendel, cidade irmã de São Vendelino, o acesso a computadores e tablets é fato comum. Conforme a secretaria de educação, também no Pequeno Paraíso o projeto será de grande importância neste e nos anos seguintes. "Estamos dando um primeiro passo pois, sabemos que o acesso à informática é cada vez mais importante na educação nos dias atuais", finaliza o prefeito.
Depois de adquiridos, os tablets serão destinados aos alunos, de acordo com o planejamento escolar, juntamente com as devidas orientações de uso dos equipamentos.