VIDEOMONITORAMENTO AMPLIA SEGURANÇA NO PEQUENO PARAÍSO - 21/05/2020

A Administração Municipal de São Vendelino fez a aquisição de equipamentos para a implantação do Sistema de Videomonitoramento no Município através de processo licitatório.

Serão instaladas, inicialmente, 03 (três) câmeras de alta capacidade de varredura progressiva e giro de 360° e mais outras 20 (vinte) câmaras fixas voltando-se para as principais entradas e saídas do município, com possibilidade de ampliação de equipamentos no futuro.
De acordo com o contrato assinado na última terça-feira, o sistema de monitoramento, com câmeras, sistema de controle remoto e telas de visualização, possibilitarão controle visual sobre a movimentação no município, inclusive identificação de placas e pessoas que circulam na comunidade. Projeto de lei será enviado para a aprovação na Câmara de Vereadores, de modo que haja possibilidade de buscar imagens instantâneas e também anteriores na verificação de fatos estranhos à normalidade em nosso município. O sistema ficará à disposição da Brigada Militar, encarregada de operar o equipamento.
Foi firmado convênio com a Secretaria de Segurança Pública do Estado do Rio Grande do Sul, tendo o próprio Vice-Governador e Secretário Estadual Ranolfo Vieira Júnior dado o seu aval para a implantação do projeto em São Vendelino. Em reunião com o comando da Brigada Militar de Feliz, havia sido definido a instalação de seis câmeras e o município ampliou a capacidade de cobertura adquirindo 23 câmeras, sendo a abrangência quase completa no território municipal, com especial atenção nas vias municipais e estaduais que cortam o município.
Entre os equipamentos, destaque para as câmeras móveis que permitem um ângulo de visão amplo e a visibilidade também em zoom, aproximando-se as imagens de interesse. As câmeras têm alta resolução, o que permite identificação de detalhes, sendo o monitoramento realizado pela central da Brigada Militar.
O sistema completo conta com cabos de fibra ótica, postes para firmar as câmeras, central de monitoramento, mesa operadora, monitores e outros equipamentos mais. A captação e transmissão de imagens serão realizados por sistema de fibra ótica.
O investimento realizado pelo município totaliza aproximadamente R$ 100 mil, e conforme o prefeito Evandro Schneider "este sistema vai proporcionar muito mais segurança às nossas comunidades, seja na área central ou nas vias que ligam ao interior e à outros municípios, com atenção especial nas proximidades de escolas, visando garantir a segurança e a valorização da vida de cada cidadão e visitante, atendendo à um dos maiores anseios da nossa população".
O prazo de implantação e funcionamento integral do sistema é de 30 dias, devendo estar em funcionamento até o final de junho de 2020.