INVESTIMENTOS NA AGRICULTURA SÃO GARANTIA DE DESENVOLVIMENTO FUTURO - 09/05/2020

Em 32 anos de história São Vendelino sempre buscou valorizar a diversidade econômica e agora, ainda mais que antes, a administração municipal trata de investir nas mais diferentes áreas. Além do loteamento industrial, que está sendo implantado, trazendo novas empresas, muitas vagas de emprego e ampliação da renda dos moradores do Pequeno Paraíso, há também muitos investimentos acontecendo no setor primário. Afinal, a vocação histórica do povo de São Vendelino é também rural e corresponde atualmente com mais de 70% da arrecadação municipal.

E o município, além de todos os incentivos de concessão de máquinas e implementos agrícolas, prestação de serviços e programas de incentivo subsidiados com recursos públicos, como o Pacote Legal e o Crédito Legal, também aposta forte nos investimentos para a construção de novos empreendimentos rurais.

Nos últimos seis meses os investimentos foram tantos na agricultura que, apenas na implantação de aviários houve um incremento histórico na capacidade de produção. De acordo com o relatório apresentado pelo técnico agrícola do município Leneu Blauth, que acompanha de perto as instalações de cinco novos galpões para a criação de aves (quatro de frangos de corte e um de perus), o elevado investimento de hoje trará retorno ao município em breve, especialmente, aos produtores que têm coragem e determinação em investir em um momento de recessão no país e no mundo. "Também na agricultura é necessário ter um pouco de ousadia, mas sempre com os pés no chão. Assim nós, como administração municipal, damos o apoio possível e legal aos nossos produtores rurais, investindo elevados valores em benefícios diretos aos produtores", citou o prefeito Evandro Schneider, lembrando que a prefeitura de São Vendelino custeia a totalidade da terraplenagem e também a cobertura dos aviários, além de isenção com pagamento de tarifas de água nas unidades produtivas.

No que diz respeito a implantação dos cinco novos empreendimentos nas propriedades de Ângelo Werle, Antônio Steffes, Alexandre Willrich, Nerci Willrich e Ênio Kuhn, representará um aumento médio de 21,13% sobre a produtividade municipal atual. Os números impressionam, passando a produção de aproximadamente 5,4 milhões para mais de 6,5 milhões de cabeças de aves por ano.

Para os investidores na criação de aves de corte, o aumento na capacidade produtiva será de 79%, em média.

Já na criação de perus o investimento representa um aumento de mais de 126% nas propriedades ampliadas.

Também a produção de suínos equivale a 7,2 mil unidades anuais.

Todos os investimentos que são feitos no setor primário passam pelo aval do Conselho Municipal da Agricultura, que é presidido por Acelo Auler, análise das equipes técnicas de apoio, acompanhamento e orientação. Assim, quando constatada uma real possibilidade de desenvolvimento sustentado no trabalho das famílias de produtores o Conselho dá o seu parecer positivo e o município investe milhares de reais nas obras de infraestrutura. O investimento na agricultura, assim como é no loteamento industrial, jamais deve ser avaliado como gasto público, pois trará retorno futuro com geração de renda, empregos e, também, colocando nas mesas alimentos fundamentais para qualquer sociedade, além de contribuir diretamente com os índices de arrecadação municipal em todos os demais setores, especialmente na saúde e educação de nossos filhos.

Juntamente com o prefeito Evandro Schneider, o novo coordenador da agricultura Daniel Baumgarten, está acompanhando as obras de implantação dos aviários. "É impressionante o tamanho das áreas utilizadas para instalação das unidades de produção (aviários e peruários) com áreas que beiram 200 metros de extensão", destacou Daniel, em cumprimento ao trabalho realizado por todos àqueles que o antecederam na função.

"O que mais impressiona é o empreendedorismo dos nossos agricultores que acreditam no potencial que têm e buscam o apoio do município. Todos sabemos que a força de vontade é fator fundamental para que algo dê certo e, com respaldo financeiro e técnico do município eles conseguem realizar os seus sonhos. O trabalho no setor primário é duro e não permite sábados, domingos ou feriados, mas os nossos produtores cumprem com sua vocação e acreditam no município, sabendo que assim trazem também uma melhor qualidade de vida a todos. É assim que se faz o desenvolvimento ser real, em equipe e com parcerias, acreditando uns nos outros", destaca o prefeito Evandro Schneider.

E os incentivos à novos empreendimentos rurais não param por aí. As pautas municipais, através dos órgãos envolvidos, tem planejamento de novos incentivos para outras atividades do setor. "Entre eles, a principal é prover as estradas produtivas de pavimentação, a exemplo do que foi realizado na Piedade, Santa Clara, Linha Neis e estará sendo iniciado em breve na localidade do Morro Canastra, como também parte do acesso ao Morro Carrard a partir de parceria a ser concluída com o município-mãe de Bom Princípio, por onde poderá escoar toda a produção rural e servir de expectativa de novos empreendimentos nas nossas comunidades", finaliza o prefeito Evandro Schneider.