VACINAÇÃO CONTRA A GRIPE H1N1 SEGUE E PRIORIZA IDOSOS - 27/03/2020

Em meio à pandemia mundial do Covid-19, demais campanhas seguem em ritmo normal, como por exemplo, a vacina contra a Influenza (gripe). Assim o Ministério da Saúde está enviando aos municípios doses da vacina contra a Gripe (H1N1).
Em São Vendelino a vacinação iniciou nesta semana no posto de saúde, em local isolado e com atendimento individualizado, com adoção de medidas de higiene e prevenção, priorizando as pessoas acima de 60 anos, conforme orientações do Ministério da Saúde.
De acordo com o secretário da saúde, Inácio Lírio de Souza, até o momento chegaram ao município 190 doses, sendo vacinados de maneira prioritária os idosos.
O prefeito Evandro Schneider destaca a importância da vacinação lembrando que uma gripe pode aumentar os perigos de infecção com outras doenças, afinal, reduz a imunidade das pessoas. "Sempre é importante lembrar que a vacina que está sendo feita não é contra o Covid-19 (Coronavírus), mas contra a gripe, sendo que as pessoas com mais de 60 anos devem procurar os centros de saúde, primeiramente através do telefone para ver a disponibilidade da vacina e assim, quando possível, serão chamados pelos profissionais na UBS ou até em casa, se necessário, conforme análise da equipe de enfermagem", frisou o prefeito, lembrando que há equipe volante de vacinação para atender idosos com dificuldade de deslocamento ou acamados. "Os profissionais da saúde de nosso município conhecem a todos e os casos serão avaliados um a um. Assim, as pessoas serão chamadas e comunicadas quando da vacina", mencionou a vice-prefeita Margarete M.K. Gosenheimer, que atua diretamente na área da saúde.
Ainda, de acordo com a Enfermeira Chefe da unidade básica de saúde, Laís K. Dewes, também coordenadora do setor contra o coronavírus, reforça que é importante que os familiares mantenham contato com a secretaria da saúde, antes de se dirigirem ao posto de saúde, através dos fones 3639-1212/1120/1186 e celular 9.9618-5017, demonstrando interesse na vacinação contra a gripe influenza.
Posteriormente serão vacinados outros grupos, tudo de acordo com a disponibilidade de doses da vacina e que serão comunicados posteriormente.