MUNICÍPIO ANUNCIA A SUSPENSÃO DE ATIVIDADES DA INDÚSTRIA, COMÉRCIO E SERVIÇOS EM FUNÇÃO DO CORONAVÍRUS - 23/03/2020

Em função da pandemia universal causada pelo Coronavírus (COVID-19), a Administração Municipal de São Vendelino estará publicando hoje decreto municipal que prevê a paralisação de atividades da indústria, comércio e serviços no âmbito municipal.
A medida, válida inicialmente por 15 dias, é tomada de acordo com as recomendações dos órgãos federais e estaduais, especialmente pelo Ministério da Saúde e da Organização Mundial da Saúde.
Já na quinta-feira passada o município realizou a suspensão do ensino nas escolas e o atendimento das crianças nas creches, além das atividades públicas de aglomeração de pessoas, com orientações sobre higiene, prevenção e isolamento em casa.
Neste momento, como forma de prevenir e resguardar a saúde dos funcionários e evitar o contágio de familiares e da sociedade em si pelo Coronavírus, o município está ordenando a suspensão de atividades dentro do município.
"É muito importante que a população compreenda as medidas de prevenção que estão sendo tomadas neste momento difícil para todos. Ainda assim, a melhor forma de evitar o contágio é seguir as orientações dos órgãos oficiais. Desconhecemos o grau de risco daqui à alguns dias ou meses. Portanto, pedimos que todos cumpram com as recomendações e que façamos nossa parte, protegendo nossos filhos, famílias e, principalmente nossos idosos, que estão no grupo de maior risco" destaca o prefeito Evandro Schneider.
O decreto municipal está sendo elaborado com as orientações necessárias e será publicado com vigência a partir do dia 25 de março, quarta-feira, para que as empresas tenham tempo hábil para organizar seus processos internos e a comunicação com seus colaboradores.
Ficam excluídas as atividades que prestam serviços e atividades essenciais ao funcionamento básico, tais como, farmácias, supermercados, mercados, padarias, restaurantes, agências bancárias, clínicas em saúde, postos de combustíveis, entre outras, que devem seguir todas as recomendações de higiene, prevenção, escalas, horários especiais, teleatendimento, e demais medidas permitidas ao funcionamento durante a vigência desta situação atípica.
Dúvidas poderão ser esclarecidas junto ao e-mail gabinete@saovendelino.rs.gov.br e pelos fones publicados em informativos anteriores.
Como orientação geral, todas as pessoas devem evitar contatos físicos e compartilhar objetos, e devem permanecer em casa, saindo apenas em caso de extrema necessidade.