Município de São Vendelino-RS
Selo Portal Transparente

Notícias

MAICON KINZEL LEVA A BANDEIRA DE SÃO VENDELINO À ALEMANHA - 22/01/2020

Estagiar na Alemanha é o sonho de muitos jovens de descendência alemã.

Maicon Kinzel, filho de Sérgio Ademar e Neiva Maria Sganderla Kinzel, residentes no centro de São Vendelino, acalentava este anseio por alguns anos. E, agora, em 2020, vê a possibilidade se tornar realidade. Com auxílio de amigos que estão trabalhando na Alemanha, o jovem vendelinense conseguiu contatos, tendo oportunidade de trabalhar em uma propriedade familiar, na cidade de Ravensburg. A cidade de cerca de 50 mil habitantes fica ao sul do país, próximo da divisa com a Áustria. Lá irá trabalhar com uma família de sobrenome Ziener, ajudando nas tarefas da casa e dando apoio aos três filhos da família que estão em idade escolar.
Aos 26 anos, o filho de São Vendelino está ciente da grande diferença cultural entre os países e ruma, nesta quarta-feira, para o velho continente, focado no aprendizado. "Em primeiro momento penso em me adaptar à nova realidade e, logo, quero estudar alemão. Foi o primeiro idioma que aprendi a falar, mas sei que há muitas diferenças se comparado ao nosso dialeto. Estou aberto para aprender", destacou Maicon, na certeza de que os aprendizados serão muitos e que ele, como jovem, tem totais condições de sorver de conhecimentos que levará para a vida.
O estágio de um ano será de grande valia na formação humana de Maicon, que deixou o seu trabalho em São Vendelino para encarar esta grande oportunidade.
"Desejamos ao nosso munícipe muito sucesso em sua jornada. Sabemos que a realidade é bastante diferente e que ele terá oportunidade de aprender muito, trazendo, também, para São Vendelino muitas novidades e possibilidades ao final desse período", salientou o prefeito Evandro Schneider, desejando êxito ao jovem Kinzel.
A secretária de educação e cultura, Marlí Lourdes Oppermann Weissheimer, lembra que a busca por vagas de estágios na Alemanha é constante, lembrando que outros jovens de São Vendelino inclusive estão por lá. Também recorda sobre jovens que por lá estiveram e voltaram com o espírito empreendedor e seguiram suas atividades em nosso município. "Aproveitar cada instante na Alemanha, procurar por informações, estudar, estar aberto à cultura européia são essenciais durante o período. Aprender ao máximo, pois o que se vê lá merece ser observado e quem sabe ser adaptado aqui também", frisou Marlí, com votos de boa viagem e momentos de grande crescimento humano ao jovem que consigo leva o nome de São Vendelino.