ABERTA A SAFRA DE UVAS NO PEQUENO PARAÍSO - 09/01/2020

A diversidade do setor primário foi destacada pelo prefeito Evandro Luís Schneider quando entrou debaixo dos parreirais da família Chiarello.

O projeto iniciado em 2012, com o plantio das parreiras e que se tornou ainda mais vistoso depois de 2014, está em desenvolvimento pleno, devendo ter mais de cinco toneladas de uvas colhidas na safra 2020.
Ednilso Piola Chiarello, ou simplesmente Edi, estava ansioso pela chegada das autoridades convidadas e que iriam abrir oficialmente a colheita das uvas de mesa. Já as uvas, fossem elas Itália, Rubi, Benitaka ou Niagara, estavam ainda mais belas do que a alegria do produtor que as olhava com orgulho.
O prefeito Evandro, acompanhado da vice-prefeita Margarete Maria Kurmann Gosenheimer, foram à propriedade, acompanhados dos coordenadores da Emater local, Márcia Ruff e Cassiane Carvalho. De acordo com Edi Chiarello, o projeto de produção de uvas de mesa só se tornou viável com o apoio da municipalidade de São Vendelino e do aporte técnico da Emater. "Aqui se trabalha muito e dependemos das condições climáticas para que se tenha uma boa safra. Mesmo que o mês de novembro tivesse altas temperaturas e algumas perdas fossem registradas, tenho a certeza de que a safra será de boa qualidade", destacou o produtor.
Segundo o prefeito Evandro Schneider, que teve o privilégio de fazer a colheita do primeiro cacho da uva Itália, com mais de 2 quilos, "ver resultados como esse em São Vendelino revela a possibilidade de obter produtos de excelência na agricultura, sendo necessário, contudo, comprometimento como tem o produtor Edi. A vantagem da expansão da cultura de uvas no município tem a ver com a condição climática, pela qual pode-se realizar a colheita precocemente em relação à região serrana, o que favorece a relação custo benefício aos produtores", destaca o gestor, fazendo também referência às demais propriedades rurais que investem na produção de uvas no Pequeno Paraíso.
A expectativa é que a safra 2020 ultrapasse a do ano anterior, com mais de cinco toneladas de uvas de mesa. Também fará com o que o Vale Suíço seja referência para quem busque por uvas de qualidade. Os contatos podem ser feitos através do fone 51.995582689, sendo feitas as reservas prévias das uvas formidáveis e saborosas. Um convite para encher os olhos e, claro, fartar-se de sabor.

Fotos: Alex Steffen e Cassiane Carvalho