RELÓGIO DO CORPO HUMANO É OPORTUNIDADE DE SAÚDE - 09/01/2020

Instalado junto ao centro de saúde de São Vendelino, o Relógio do Corpo Humano é uma iniciativa conjunta das secretarias da Saúde e da Agricultura, do CRAS e da Emater, com apoio técnico da Weirich Jardinagens.

Um sistema aparentemente simples, mas que surpreende à comunidade, o relógio dividido em doze horas, apresenta de maneira didática variadas e valiosas plantas, cada qual focando um tratamento específico. A medicina alternativa pode e deve estar presente nos tratamentos que são aplicados em busca de uma saúde melhor. Desta forma, cada canteiro, de um total de 12, está identificado com o órgão e respectivo horário e nele, estão plantadas espécies medicinais indicadas para o mesmo.
Localizado no pátio em frente ao antigo posto de saúde, o local agora tem propósito relacionado à saúde humana alternativa e que já tem sido bastante utilizado por pessoas que buscam chás para serem adicionados especialmente no preparo do chimarrão. É também um local onde circulam muitas pessoas devido aos atendimentos que buscam no CRAS, na fisioterapia, na assistência social e no setor de agricultura, serviços disponíveis no antigo prédio.
Este local servirá de base para a realização de atividades como oficinas sobre plantas medicinais. Evidente que a medicina fitoterápica é uma alternativa e não a solução para todos os problemas, não sendo dispensada a orientação de um profissional médico quando de casos que deles necessitem.
De acordo com a extensionista da Emater, Márcia Ruff, ações como esta são importantes para o resgate da medicina tradicional, onde chás e ervas diversas eram muito utilizadas, podendo caminhar junto com as orientações médicas, afinal, na busca de saúde e qualidade de vida a união de esforços é sempre válida. A fitoterapia é uma das Práticas Integrativas e Complementares de Saúde (PICS) a disposição no SUS. São mais de 20 PICS, dentre elas a fitoterapia e a acupuntura. Gradualmente vão integrando as ações em favor da comunidade e, assim, ampliando a qualidade de vida das pessoas. A opção pelo Relógio do Corpo Humano, mais especificamente, tem relação com o resgate das tradições, onde o uso dos chás era uma tradição que passava de geração em geração.
"Em anos anteriores, ações da Secretaria Municipal de Saúde e Assistência Social levaram suas equipes de profissionais e agentes de saúde para participar de encontros e seminários sobre o uso da medicina alternativa como forma de prevenção, podendo ser aplicadas juntamente com novas técnicas no tratamento de doenças, promovendo a qualidade de vida e o bem estar da nossa população", destaca o prefeito municipal Evandro Schneider, finalizando que mais ações poderão ser oportunizadas à comunidade ao longo do ano.